Uberaba disputa com Ribeirão Preto fábrica da Petrobras

Planta industrial deve atrair também outras empresas fornecedoras de serviços e formar um polo regional do ramo
Ribeirão está na disputa com Uberaba (MG) pela instalação de uma fábrica de fertilizantes da Petrobras, que além de ser um investimento significativo para a cidade, pode atrair ainda mais indústrias e formar um polo do ramo.
A planta seria a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados V (UFN), de produção de amônia para fertilizantes.
Por meio da assessoria de imprensa, a Petrobras confirmou que a unidade está em estudo e, junto com a UFN IV, consta no plano de negócios 2013-2017 da empresa, mas não confirmou em qual município elas deverão ser instaladas e nem detalhes dos projetos.
“Uma unidade industrial como essa é muito importante por si só, pois gera emprego e renda, e também por outros tipos de investimentos que atrai”, diz o economista Rudinei Toneto Junior, professor da FEA-RP/USP.
Segundo Toneto, a Petrobras é uma das empresas de maior expansão no País e a área de fertilizantes é promissora, pois a produção interna hoje é deficitária e existe uma grande demanda nacional.
O município de Três Lagoas (MS), que foi o escolhido para receber a UFN III, prevista para ser inaugurada em setembro de 2014.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, o investimento total na planta é de US$ 2,5 bilhões. No auge da obra, 10 mil homens foram contratados. Já com a fábrica pronta, 505empregos permanentes serão criados e 16.200 indiretos.
A capacidade de produção será de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil toneladas de amônia. “Pelo menos 10 indústrias serão instaladas ao redor da UFN para fazer a mistura e produzir o fertilizante”, diz Diógenes Marques, diretor da Secretaria de Desenvolvimento de Três Lagoas.
Logística boa e gasoduto são características
A facilidade logística para o escoamento e a presença de um gasoduto fizeram a diferença para que a Petrobras escolhesse Três Lagoas (MS) para instalar a unidade, segundo Diógenes Marques, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade.
Segundo o economista Rudinei Toneto Júnior, além da vantagem logística e do gasoduto, que passa por aqui antes de chegar ao Triângulo Mineiro, Ribeirão tem um perfil regional agrícola, o que conta como ponto a favor para o município.
Mineiros saem na frente e criam até movimento
O Movimento Mineiro em favor dos investimentos da Petrobras fará encontro na capital do estado neste mês para defender a implantação da planta de amônia na cidade de Uberaba. De acordo com notícia no site oficial da prefeitura, a cidade já disponibilizou área para instalar a Unidade de Fertilizantes.
A movimentação mineira começou como reação às articulações para que a fábrica fosse instalada em Ribeirão. Em 2010, o vereador Maurílio Romano (PP), enviou uma carta à presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e ao então ministro da Agricultura, Wagner Rossi, pedindo a inclusão da cidade nos estudos de construção da unidade.
“Agora, encaminhamos novos ofícios para a presidência. Precisamos reforçar a questão política. Temos 50% de chance”, diz o vereador.




Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário