Reajustes salariais em 2013 devem ser menores


Depois de registrar um ano recorde de reajustes salariais acima da inflação em 2012, o primeiro semestre deste ano tem demonstrado um recuo no desempenho dos novos acordos coletivos. Ainda sem consolidar os dados de 2013, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta cerca de 87% das negociações acima do INPC-IBGE, desempenho inferior aos 94,6% obtidos no ano passado inteiro. Outro resultado que tem caído é o índice de ganho real, que é o valor acima do aumento da inflação. Se em 2012 ficou em1,9%, até agora está em 1,4%.
“Temos que lembrar que é prematura qualquer conclusão, mas no primeiro semestre há uma tendência de termos resultados ligeiramente inferiores a 2012. Acreditamos que teremos um melhor desempenho no segundo semestre pois temos a data-base de categorias com maior tradição de negociação”, afirma José Silvestre Prado de Oliveira, coordenador de relações sindicais do Dieese.
Um fator é decisivo na redução do ganho real do trabalhador: a alta da inflação. Os reajustes realizados no primeiro semestre levaram em conta o INPC dos últimos 12 meses, superior ao do ano passado. “As categorias que negociaram no primeiro trimestre tiveram uma inflação para 12 meses mais alta. Agora, os indicadores de preço já estão indicando uma queda. Assim, os acordos do segundo semestre devem pegar uma inflação menor e uma economia que vai crescer mais”, completa Silvestre.
Por tudo isso, apesar da retração no desempenho nos primeiros meses de 2013, o especialista acredita que os resultados devem ficar próximos ao do ano passado. “A nossa aposta é de resultados parecidos. Se tiver um resultado inferior ao número de reajustes acima da inflação, ou do ganho real, ele será mínimo. Se a inflação é uma variável que puxa para um lado, a compensação deve ser um melhor desempenho da indústria em crescimento maior da economia”, destaca.
A expectativa de manutenção de um cenário de reajustes salariais acima da inflação promete um segundo semestre agitado nas negociações. Entre os setores que discutirão o aumento estão grupos com tradição e força no debate, como metalúrgicos, petroleiros químicos, têxteis, alimentação e bancários.
“Nossa expectativa é aumento real. Se olhar no primeiro trimestre, os bancos continuam lucrando e pagando bônus elevados aos executivos. Não tem por que diminuir o ganho real do trabalhador que é pai e mãe de família”, avisa Juvandia Moreira Leite, presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Vale lembrar, que em 2012, a classe dos bancários conseguiu um ganho real de 2%.
O entrave principal no debate pelo reajuste salarial com ganho real é a busca dos sindicatos em projetar uma inflação futura que os empresários não acreditam. Segundo o economista Manuel Enriquez Garcia, presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, se a inflação recuar pode afetar os resultados das empresas no longo prazo. “Como os sindicatos não sabem qual vai ser a inflação do futuro e desconfiam que o governo não está combatendo a inflação, começam a exigir taxas superiores para preservar o salário no futuro. Só que isso pode gerar um aumento acima do programado para as empresas”, salienta.
Essa preocupação tem sido demonstrada pelo governo, que tem apontado o reajuste salarial como um possível vilão da inflação futura. No entanto, este ponto gera divergências da classe sindical. “É um discurso atrasado. A economia cresce se tiver dinheiro no bolso para fortalecer o mercado interno. É uma tentativa do governo de fugir do debate necessário de melhorar a infraestrutura, que ampliaria a circulação da mercadoria”, diz João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical.


Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário