NOTA de apoio as manifestações sociais pelo país do STIQUIFAR e Centrais Sindicais

Companheiros e Companheiras,
Reiteramos a nota oficial da Força Sindical e das centrais em apoio às manifestações contra o reajuste das tarifas de ônibus e o aumento da consciência dos cidadãos, em relação às dificuldades enfrentadas pela grande maioria da população, principalmente no direito legítimo ao transporte público, saúde e educação.
Por isso, fazemos questão de destacar que esse é um momento muito importante para Nação e o diálogo se faz cada vez mais necessário.
Sendo assim, conclamamos a urgência de que seja realizada uma audiência entre o governador Geraldo Alckmin, manifestantes, movimento sindical, demais representante da sociedade civil e autoridades, para que sejam discutidas todas essas reivindicações sociais.
Sergio Luiz Leite
Presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical
A Direção Nacional da Força Sindical divulgou hoje a seguinte nota:
A Força Sindical vem a público manifestar solidariedade às manifestações ocorridas recentemente nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), em protesto contra o aumento das  tarifas do transporte público, e repudiar os atos de vandalismo e os excessos cometidos durante as passeatas.
A liberdade de manifestação é garantida pela Constituição, assim como a de ir e vir. Mas é preciso ressaltar que necessitamos evitar o vandalismo, a arbitrariedade e ações violentas que banalizam as manifestações e penalizam toda a sociedade.
Lamentamos que a falta de diálogo e a intransigência dos governantes tenham contribuído de forma nefasta para o acirramento dos ânimos de todos os envolvidos. Pela nossa ampla experiência em ações e protestos de rua, sabemos que um movimento como esse precisa ter controle das ações de todos os que engrossam suas passeatas, como forma de legitimar suas reivindicações e evitar danos às cidades.
É importante ressaltar que a mobilidade urbana é um dos fatores que mais influencia a qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias. Transporte público de qualidade é um direito de todos, assim como é livre o direito de se expressar e de se manifestar de forma democrática, com responsabilidade e respeito à população e ao bem público.
Esta semana, em conjunto, as centrais sindicais brasileiras também divulgaram a nota abaixo:
A luta contra o aumento das passagens em curso em todo o país expressa a insatisfação dos trabalhadores e do povo submetidos, diariamente, a condições desumanas no transporte (ônibus, trens, metrô etc.), em especial nas grandes cidades. O preço das tarifas é absurdamente elevado frenteàs condições de prestação deste fundamental serviço público.
Mais do que uma reação contra as tarifas, as manifestações mostram que os/as trabalhadores/as, estudantes e a sociedade como um todo, não admitem mais o descaso com questões como a falta de políticas de mobilidade urbana e melhoria urgente da qualidade do transporte coletivo.
Neste sentido, as centrais sindicais consideram que as manifestações são absolutamente legítimas e democráticas. A virulência da repressão policial contra os manifestantes é inadmissível, avilta o direito constitucional à livre manifestação e resgata o velho bordão de que os poderes constituídos tratam assuntos de interesse social como assunto de polícia.
Sendo assim, as Centrais Sindicais que assinam esta nota manifestam seu apoio à luta contra os aumentos das passagens, contra a violência policial, pelo amplo direito de manifestação, pela criação de canais de diálogo e de negociação com a sociedade para, juntos, debatermos e encontrarmos saídas para o problema da mobilidade urbana, que tanto afeta a vida da classe trabalhadora.
É fundamental que manifestações pacíficas avancem para a abertura de negociações com os governos dos Estados e municípios sobre o valor das tarifas e as condições oferecidas aos usuários do transporte público.
São Paulo, 17 de junho de 2013.
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES – CUT
FORÇA SINDICAL
UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES - UGT
CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL - CTB
NOVA CENTRAL SINDICAL DOS TRABALHADORES - NCST

O Stiquifar reitera sua posição diante das manifestações por todo o país:

Entendendo que a discussão deveria ser mais ampla, destacando a FALTA DE SEGURANÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO sem qualidade e a inércia do mundo politico partidário e defendemos que todos os brasileiros não participem do  próximo  processo eleitoral em 2014. Vamos pagar a multa de R$ 2,97 não comparecendo  as urnas eleitorais de 2014 e resgatar a nossa cidadania altamente ultrajada nos impondo uma GESTÃO GOVERNAMENTAL INEFICIENTE E DESTINADA AOS RICOS DO BRASIL.    
Direção STIQUIFAR 2013

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário