Piau pretende ir até a presidente em defesa da planta de amônia


Fonte: Gisele Barcelos/ Jornal da Manhã
Prefeito Paulo Piau (PMDB) cogita recorrer até a presidente Dilma Rousseff (PT) para assegurar a instalação da fábrica de amônia em Uberaba. Notícias sobre o interesse paulista no empreendimento da Petrobras foram novamente destaque na mídia de Ribeirão Preto (SP) na semana passada e as articulações do Estado vizinho já trazem preocupação ao peemedebista.
Para o prefeito, a indefinição sobre o gasoduto fomenta o surgimento de rumores e o interesse de outros estados quanto aos investimentos da Petrobras. Ele lembra que a construção do duto está emperrada por causa de questionamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em relação à modalidade do projeto.
O gasoduto pode ser de transporte ou distribuição. Caso seja confirmada a modalidade de distribuição, haveria economia financeira e também prazo menor para execução do projeto, pois o trecho a ser construído é 90 quilômetros menor. O problema, no entanto, é que a Lei do Gás não estabelece as condições legais para a interligação de gasodutos de distribuição situados em estados diferentes. “A questão jurídica é um complicador. O governo de Minas fica aguardando a definição e não tem como colocar o gasoduto em licitação. Então, vai atrasando o investimento e isso é muito ruim”, argumenta.
Piau afirma que já está articulando com as lideranças políticas para conter a empreitada paulista. Encontros já foram realizados com os ministros Edson Lobão (PMDB) e Fernando Pimentel (PT) para discutir a situação e tentar agilizar a solução do impasse jurídico.
Além disso, o município juntou as forças com o governo estadual para reforçar a viabilização da implantação da fábrica de amônia em Minas. Como parte do movimento, reunião entre os ministros, parlamentares, representantes da Cemig e de entidades classistas está sendo organizada em Belo Horizonte. No entanto, se a mobilização não for suficiente, o prefeito declara que a disputa será levada até a presidente da República. “Não podemos brincar com a força de São Paulo. Economicamente, o Estado representa 40% do PIB brasileiro”, pontua.
Por outro lado, PP salienta que a Petrobras já começou a investir em Uberaba. Em 2012, a área onde será implantada a fábrica recebeu terraplenagem e licitação para contratar a empresa responsável pela construção da unidade está em andamento. O prefeito destaca ainda outro fator positivo: a oficialização da transferência da área no Distrito Industrial 3 para a estatal, conforme anunciado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) esta semana.


Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário