Municípios maranhenses querem compensação maior da Vale

http://media.aspermont.com.au/web_images/grey.gif

Fonte: noticiasdemineração.com

Prefeitos do Maranhão se reuniram com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para apresentar queixas em relação aos problemas causados pela ferrovia da Vale que corta a região. Segundo os prefeitos, a mineradora não compensa adequadamente a região pelos danos.
Em reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no último dia 4, prefeitos de dezesseis cidades integrantes do Consórcio de Municípios da Área de Influência da Ferrovia Carajás no Maranhão, reclamaram que a Vale não compensa adequadamente a região cortada pela ferrovia.

De acordo com a prefeita da cidade de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião, que representa o Consórcio, os trens de carga da Vale trazem diversos prejuízos aos municípios, como danos às residências próximas à ferrovia, e que os investimentos da empresa na região não contribuem para o desenvolvimento dos municípios e de sua população.

Segundo matéria vinculada no site do Ministério de Minas e Energia (MME) o ministro disse reconhecer a legitimidade das reivindicações, destacou a importância da Vale, que é uma das maiores mineradoras do mundo, e que contribui enormemente com a balança comercial brasileira e a economia do país. O ministro se comprometeu a agendar um encontro do Consórcio e a diretoria da empresa o mais breve possível.

No mesmo dia, o Consórcio, acompanhado pelo deputado federal Cleber Verde, participou à tarde de reunião na Comissão de Minas e Energia da Câmara para tratar do mesmo tema.

Participaram do encontro com o Ministro Edison Lobão os prefeitos dos seguintes municípios: Monção, Santa Rita, Anajatuba, Pindaré Mirim, Santa Inês, Alto Alegre do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Bacabeira, Itapecuru-Mirim, Vila Nova dos Martírios, Bom Jardim, Vitória do Mearim, Tufilândia, além de vereadores da região e assessores.

A Estrada de Ferro Carajás tem 892 quilômetros de extensão, ligando a mina de minério de ferro da Vale, em Carajás, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís, Maranhão. Por seus trilhos, são transportados mais de 120 milhões de toneladas e 350 mil passageiros por ano.


Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário