Entregas de fertilizantes cresceram 3% de janeiro a maio


As entregas de fertilizantes ao consumidor final (vendas) totalizaram 2,344 milhões de toneladas em maio, recuo de 2,1% sobre o mesmo mês de 2012, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Mas no acumulado do ano (janeiro a maio), as entregas aumentaram 3% ante igual intervalo de 2012, para 9,534 milhões de toneladas.
De acordo com a Anda, as entregas de produtos nitrogenados tiveram evolução de 6,6% no acumulado de 2013, para 1,247 milhão de toneladas. A alta foi em função do aumento de demanda para o milho safrinha nas regiões Centro-oeste e Sul, além de trigo na região Sul. Os fertilizantes fosfatados registraram queda de 1,8%, para  1,299 milhão de toneladas em 2013, na mesma base de comparação, em virtude principalmente do menor volume de entregas para cana-de-açúcar.
Os fertilizantes potássicos registraram crescimento de 4,7%, para 1,482 milhão de toneladas de janeiro a maio, com ênfase para o milho safrinha e antecipação das entregas para o plantio das culturas de verão, realizado no segundo semestre.
O Estado do Mato Grosso novamente concentrou o maior volume de entregas no período de janeiro a maio deste ano, atingindo 1,982 milhão de toneladas, seguido de São Paulo com 1,414 milhão de toneladas, de acordo com a Anda.
A produção nacional de adubos teve crescimento de 16,3% em maio em relação ao mesmo mês no ano passado, para 819,7 mil toneladas. De janeiro a maio, a produção cresceu 3,1% e somou 3,804 milhões de toneladas.
A importação de fertilizantes no mês passado totalizou 2,147 milhões de toneladas, aumento de 39,4% sobre maio de 2012. Nos primeiros cinco meses de 2013, as compras internacionais somaram 7,635 milhões de toneladas, 31,5% superior em relação ao mesmo período no ano passado. O aumento das importações ocorre para se evitar os problemas de logística comuns no início do segundo semestre, quando aumenta a demanda pelos produtos para o cultivo da safra de verão.
Segundo Carlos Eduardo Florence, diretor-executivo da Associação dos Misturadores de Adubos (Ama-Brasil), “a logística está complicada, por isso esta ‘precaução’ por parte das empresas”, referindo-se à demora para se descarregar um navio no porto de Paranaguá, no Paraná, que recebe cerca de 50% dos fertilizantes importados pelo Brasil.

O país compra do exterior mais de 70% de sua demanda por adubos. No ano passado, principalmente entre julho e agosto, formaram-se longas filas no porto paranaense, com a maioria dos navios contendo fertilizantes importados.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário