Vale vai retomar, parcialmente, atividades do Complexo de Vargem Grande, em MG


A Vale informou, na noite desta terça-feira (23), que vai retornar, parcialmente, as operações a seco do Complexo Vargem Grande, da Mina de Abóboras, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As atividades foram interrompidas em 20 de fevereiro, por determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM), quando entrou no nível 2 de alerta. Sirenes chegaram a ser acionadas e cerca de 50 famílias da zona de autossalvamento tiveram que deixar suas casas.

No dia 5 de junho, a barragem teve uma redução no nível de emergência, passando do nível 2 para o nível 1 de segurança, de acordo com a classificação da Agência Nacional de Mineração (ANM).

A mudança ocorreu, segundo a mineradora, devido a ações como rebaixamento do nível de água do reservatório, limpeza dos canais de drenagem e estudos de sensibilidade junto à empresa auditora para avaliação do impacto do rebaixamento do nível de água na estabilidade da estrutura.

As famílias que tinham sido retiradas de casa em fevereiro, voltaram no último dia 6. O retorno foi autorizado pela Defesa Civil Estadual, após o aumento no nível de segurança. Segundo a Vale, elas receberam auxílio emergencial de R$ 5 mil por grupo familiar, além de eletrodomésticos, móveis, cesta básica, cobertores, lençóis e materiais de higiene.

fonte: G1

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário