Apesar da alta do minério, MG convive com tragédias e perda de arrecadação com atividade


Lá de fora, chegam ótimas notícias. A cotação do minério vem batendo recordes no mercado chinês. Já aqui no Brasil, a produção está reduzida e, em alguns casos, paralisada.O professor de economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Rafael Ribeiro explica que uma série de fatores, em um curto prazo de tempo, influenciaram para o aumento do preço do minério.

“A gente tem uma conjunção de fatores aí que aconteceram num curto prazo, tanto pelo lado da oferta, a redução da produção ou das exportações de Minas Gerais em função do acidente de Brumadinho; a gente teve também uma redução muito grande na produção de minério de ferro do Pará, principalmente por causa do volume de chuvas muito grande que a gente teve lá, no começo do ano. Além disso, tivemos um ciclone tropical na Austrália, que é também um dos grandes produtores de minério de ferro mundial. Aliado a esse fator, nós temos também um aumento na demanda do minério de ferro na China”, explicou.

A economia brasileira sentiu o impacto com a paralisação de atividades da Vale na mineração. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela refletiu no Produto Interno Bruto (PIB), que encolheu 0,2% no primeiro trimestre. Mas a queda de 10% na quantidade de minério exportado por Minas no período foi amortecida pelo aumento dos preços internacionais e pela desvalorização do real, fazendo com que a redução no valor das exportações, em dólares, fosse de apenas 5%.

“A gente assiste aí a algumas minas que não estavam operando porque o preço do minério estava num nível muito baixo, em torno de U$ 60, e agora que ele alcançou um nível de U$ 100 a tonelada de minério, então isso viabilizou a produção de algumas minas”, afirmou a gerente de economia Daniela Britto. Ela acredita que o preço deve se manter por um bom tempo.

O presidente do conselho diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) Wilson Brumer destacou a importância da mineração para o Brasil e para Minas. Ele ainda afirmou que minas paralisadas geram desemprego, mas também ressaltou que a mineração precisa ser feita de modo seguro.

O setor vive hoje um dilema: conseguir intensificar a produção para aproveitar o excelente momento no mercado internacional, numa atividade que há cinco meses matou quase 250 pessoas e que faz populações de cidades inteiras morrerem de medo.A grande preocupação é quanto ao tratamento dado aos rejeitos.

Queda na arrecadação
Segundo a Associação dos Municípios Mineradores de Minas (Amig), 19 barragens em 10 cidades do estado estão com problemas de segurança. Além desse risco, os municípios também têm que conviver com a ameaça de se afundarem numa crise econômica, por causa da dependência da produção do minério.

A Vale está repondo a Contribuição Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), que corresponde a dois por cento do faturamento líquido sobre a venda do minério de ferro, deduzindo impostos e custos com transporte e seguro, que não foi recolhida com a parada na produção. Mas o maior impacto vai ser sentido no repasse do ICMS, que sem comercialização não é arrecadado.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário