Municípios pedem para a Vale R$ 2 bilhões de indenização




Segundo matéria divulgada no jornal O TEMPO, os prefeitos e representantes de 28 municípios atingidos direta e diretamente pelo rompimento da barragem I da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, participaram de uma reunião na Prefeitura de Betim junto com o Governo de Minas Gerais com o Comitê Gestor Pró-Brumadinho para discutir ações compensatórias e de reparação socioambiental e socioeconômicas para essas cidades.

No encontro, foi pactuado entre os presentes um pedido de indenização à mineradora Vale no valor de R$ 2 bilhões para que esse recurso seja distribuído entre os municípios, conforme critérios específicos aprovados pelos representantes. A proposta será apresentada a defensorias e Ministérios Públicos Estadual e Federal e, posteriormente, à Vale, com distribuição de valores compensatórios que servirão para obras de interesse social em cada cidade.

Do valor total, 9% do montante terá que ser destinado ao município de Brumadinho e outros 9% para seis municípios que estão às margens da represa de Três Marias. O maior percentual da indenização, que é equivalente a 78%, deverá ser distribuído entre 17 cidades que estão }ás margens de Paraopeba, desde Mario Campos e Betim até Felixlândia, e que foram diretamente afetadas pela lama geradas no rompimento da barragem.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário