Mosaic retoma parcialmente operação no Complexo de Tapira




A Mosaic Fertilizantes retomou, nessa última segunda-feira (15), a produção no Complexo de Mineração de Tapira, no Alto Paranaíba. A unidade voltou a operar com 60% da capacidade operacional e a retomada parcial das operações de beneficiamento foi possível através da obtenção da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE)da barragem BR e das adequações operacionais realizadas no Complexo.

As operações de beneficiamento do Complexo Mineroquímico de Tapira estavam paralisadas desde o dia 11 de abril, quando as barragens do complexo BR e BL-1 não atingiram o fator de segurança exigido pela nova legislação.

Questionada pelo G1 como a liberação foi obtida, a Mosaic se manifestou através de nota.“No final de maio, após concluir as ações recomendadas pela consultoria contratada, uma nova auditoria da barragem comprovou o atendimento aos requisitos da nova legislação. Desta forma, a Mosaic Fertilizantes obteve a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) para a barragem BR e o comunicado de desinterdição desta estrutura foi devidamente encaminhado à Agência Nacional de Mineração (ANM)”, diz trecho.

Em relação aos funcionários, a empresa afirma que eles não foram afetados pela paralisação das operações. Parte da equipe entrou em férias concentradas neste período para um melhor equilíbrio das atividades.

Sobre a previsão para que o complexo volte a operar na capacidade total, a Mosaic diz que “todas as medidas estão sendo tomadas para que a outra barragem em Tapira, BL1, atinja os novos padrões de segurança definidos pela ANM até o final do terceiro trimestre de 2019”, conforme a nota.

fonte: G1



Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário