Vale Fertilizantes não cumpre Acordo Coletivo em Araxá e Catalão, desrespeitando seus trabalhadores



Na unidade de Catalão/GO a Vale não está cumprindo o Acordo assinado com o Sindicato, os companheiros do METABASE programaram para hoje, 05, assembleias na porta da fábrica para discutir diretamente com os 350 trabalhadores a situação. Segundo o diretor do METABASE, Diego Hilário Ribeiro, a empresa foi notificada ontem e por enquanto mantém o diálogo, mas do jeito Vale de dialogar “A FERRO E FOGO”, situação que Sindicato e trabalhadores não aceitam.  


Para a direção do METABASE  a Vale tem que respeitar e cumprir o Acordo com  todos os beneficios garantidos, do contrário, os trabalhadores estão dispostos a iniciar uma greve.


Em Araxá a Vale descumpriu um Acordo Coletivo que previa turnos de trabalho de 6 dias de trabalho de 8h por 4 dias de folga e instituiu 4 dias de trabalho de 6 h por 1 dia de folga. No último fim de semana os trabalhadores realizaram greve de 24h em forma de protesto pelas mudanças que a Vale fez na jornada de turno. Ato que contou com a presença de dirigentes do STIQUIFAR.


O STIQUIFAR  apoia integralmente os companheiros dos SINDICATOS SIMA/ARAXÁ e METABASE/CATALÃO  contra os desmandos da Vale em suas unidades. Somente em Araxá 2,2 mil trabalhadores estão sendo afetados pela falta de respeito da empresa e agora a Vale põe a tropa de choque na porta da fábrica para intimidar dirigentes sindicais e trabalhadores “A empresa montou um aparato de guerra para receber o sindicato e intimidou todos os trabalhadores para evitar a greve, inclusive ligando na casa dos funcionários e filmando e monitorando a chegada e a movimentação dos trabalhadores na empresa”, reclama Vicente.


Para se ter ideia do desrespeito com os trabalhadores, com a mudança de horários agora os trabalhadores que trocam turno não podem mais fazer refeições nos restaurantes das unidades de Tapira e Araxá. Como os turnos eram de 8 horas de trabalho, os trabalhadores tinham direito ao almoço, jantar ou ceia da madrugada. Agora eles vão receber um lanche composto por um suco, uma barra de cereal e uma fruta assim que chegarem ao trabalhar no novo turno de 6 horas. UMA VERGONHA!!!
Essa mudança desagradou os trabalhadores que trocam turno, principalmente as turmas da manutenção que realizam um trabalho mais pesado. Por causa disso, deve ocorrer demissões do pessoal dos restaurantes.

Os Sindicatos envolvidos estão trabalhando junto a empresa para que tais medidas sejam revistas, e que a Vale possa respeitar a legislação trabalhista brasileira, já que com tal atitude rasga o ACORDO Coletivo assinada por ela própria com os representantes sindicais da categoria. Permanecendo a situação os Sindicatos estão dispostos a entrar  com ações judiciais contra a Vale Fertilizantes pleiteando o cumprimento do acordo firmado entre as duas partes com apoio de todos os Sindicatos e também da Confederação.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário