Presidente do Sindicato em Araxá afirma que Vale intimidou os trabalhadores


A direção do STIQUIFAR esteve em Araxá neste final de semana em apoio aos COMPANHEIROS da cidade!!


Fonte: Jornal Araxá
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração de Metais Básicos e Minerais Não Metálicos de Araxá (SIMA), Vicente Magalhães de Matos, afirma que a insatisfação dos trabalhadores da Vale Fertilizantes em Araxá em Tapira só não evoluiu para uma greve porque a empresa intimidou os seus funcionários. Uma reunião entre o sindicato e a empresa acontecerá ainda esta semana.


O sindicalista diz que a Vale Fertilizantes descumpriu um Acordo Coletivo que previa turnos de trabalho de 6 dias de trabalho de 8h por 4 dias de folga e instituiu 4 dias de trabalho de 6 h por 1 dia de folga. “Fizemos uma assembleia no último fim de semana quando os trabalhadores definiram por uma greve de 24h em forma de protesto pelas mudanças que a Vale fez na jornada de turno dos trabalhadores. Foi uma decisão unilateral que quebrou o Acordo Coletivo de Trabalho que rege esta matéria dos turnos”, afirma o Vicente Magalhães.


Segundo ele, todos os trabalhadores da Vale Fertilizantes estão indignados com esta situação. “São cerca de 2,2 mil funcionários envolvidos nesta questão. A empresa montou um aparato de guerra para receber o sindicato e intimidou todos os trabalhadores para evitar a greve, inclusive ligando na casa dos funcionários e filmando e monitorando a chegada e a movimentação dos trabalhadores na empresa”, reclama Vicente.


“Neste sistema de turno os trabalhadores vão passar durante os quatro dias rodando o turno em horários diferentes, ou seja, cada dia vai trabalhar em um horário diferente: das 6h às 12h, das 12h às 16h, das 16h à 00h e de 00h às 6h sucessivamente. Isto deixa o trabalhador sem condições de descansar e em uma rotina extremamente estressante. Os trabalhadores também perdem a sua vida social e em alguns turnos não têm se quer a folga mensal de domingo perdendo até o contato com a família”, explica o sindicalista.

O Sima agendou uma reunião com os diretores da Vale Fertilizantes para a próxima quinta-feira, 5, quando tentará chegar a um acordo com a empresa no sentido de reverter o quadro e voltar ao sistema antigo de turno. Caso não haja nenhum acordo o sindicato vai entrar com uma ação na Justiça do Trabalho pedindo a manutenção do Acordo Coletivo firmado com a Vale Fertilizantes nas suas unidades de Araxá e Tapira.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário