Químicos conquistam reajuste salarial em diversas regiões do estado de São Paulo


A FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados que integram a Campanha Salarial e Social do Setor de Fabricação do Etanol em todo o estado de São Paulo já estão fechando acordos coletivos, por empresas e grupos de empresas, nas regiões de Araçatuba, Guaíra, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Itapetininga.

Os reajustes estão variando entre 8,2% e 9%, além da manutenção de direitos de ordem econômica e social já existentes.

Região de Ribeirão Preto
Mais de 3 mil trabalhadores foram beneficiados com os acordos coletivos. Na Nova Era, o reajuste ficou em 8,5%, na Bazan, 8,2% e na Pitangueiras e Batatais, o reajuste foi de 8,34%.

Região de São José do Rio Preto
De 16 unidades de usinas e destilarias, por enquanto, foram fechados acordos nas usinas Guarani, Nardini e na destilaria Itajubi, beneficiando um total de mil trabalhadores com reajuste salarial de 8,34%.

Região de Guaíra
Os acordos fechados nas usinas Guaíra, Colorado, O. Mendonça e Alta Mogiana beneficiam cerca de 2.500 trabalhadores. Na Guarani, o reajuste ficou em 6%, mais abono de R$ 600. Nas demais usinas e destilarias, o reajuste ficou em 8,34%.  

Região de Araçatuba
Os acordos que reajustam os salários em 8,34% já beneficiam 8 mil trabalhadores distribuídos em 20 usinas e destilarias da região. Ainda não foi conquistado acordo nas empresas Santa Adélia, Renuka e Raízen.

Região de Itapetininga
Os trabalhadores das empresas Vista Alegre e Comanche conquistaram reajuste salarial de 9%.

Mobilização geral
Sergio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, informa que a pauta de reivindicações da categoria entregue aos representantes patronais da UNICA (União da Indústria de Cana de Açúcar) exemplifica as principais reivindicações da categoria pelo reajuste salarial, PLR e defesa do emprego, frente ao momento por que passa o setor. “Nesta Campanha Salarial e Social ressaltamos a situação vivenciada pelo setor, em que destacamos toda a sua importância e produtividade. Por isso a luta pela valorização dos salários é mais do que justa, e sendo assim, continuamos a lutar por reajustes mais justos e compatíveis. E nesse sentido destacamos as medidas tomadas pelo Governo Estadual e Federal, em relação aos ajustes fiscais, aumento do percentual de etanol misturado à gasolina, e também da desoneração e retomada da CIDE no preço da gasolina, que estão beneficiando o setor sucroalcooleiro. Por tudo isso, os trabalhadores precisam receber a sua parte”.
Respaldo financeiro e social
Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru, declara que, além dos acordos já fechados, a FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados continuam a dar ênfase no andamento da mobilização geral da categoria em todas as regiões do estado de São Paulo. “Lembramos que diversas negociações ainda estão acontecendo, sendo que o nosso objetivo é de que todas as reivindicações possam ser atendidas. Os trabalhadores e trabalhadoras do setor continuam na expectativa de que o reajuste salarial seja concretizado, em que pese também o respaldo financeiro e social que o mesmo traz para muitas regiões e cidades do interior. E isso, somado aos benefícios proporcionados para inúmeras famílias e comunidades que integram toda a categoria. Reafirmamos que, caso não aja avanço nas negociações, junto a determinadas empresas ou grupos, vamos continuar empenhados, com o apoio de nossa central Força Sindical, na busca por acordo justo e compatível, nem que para isso seja necessário recorrermos à greve”.

A FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados representam mais de 35 mil trabalhadores distribuídos nas usinas e destilarias de álcool/etanol em todo o estado de São Paulo.

A data-base da categoria é 1º de maio.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário