Mudança no pagamento do abono/PIS leva oposição ao STF




Fonte: Estadão

Decisão do governo de adiar os pagamentos de parte do abono salarial para o próximo ano causou reações no Congresso Nacional BRASÍLIA - A decisão do governo de adiar os pagamentos de parte do abono salarial para o próximo ano causou reações no Congresso Nacional. O PSDB da Câmara dos Deputados declarou nesta sexta-feira que, na próxima semana, vai entrar com uma Ação por Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o adiamento.

Nesta semana, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou o calendário proposto pelo governo para o pagamento do abono salarial, empurrando para 2016 parte dos desembolsos previstos para este ano. Com isso, cerca de R$ 9 bilhões que seriam pagos em 2015 ficarão para o ano que vem. O pagamento diluído faz parte do pacote do ajuste fiscal.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), disse que o objetivo da ação é garantir que o direito de trabalhadores que ganham de um a dois salários mínimos por mês seja respeitado. “A Constituição determina, expressamente, que o abono anual é um direito do trabalhador, não podendo o governo deixar de cumprir este preceito por qualquer que seja o motivo. É um desrespeito inaceitável”, declarou, por meio de nota.

Em outra frente da oposição para questionar o adiamento, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) anunciou que vai apresentar um Decreto Legislativo para anular a decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) de transferir parte do pagamento para 2016. “Com o calote do abono salarial, a presidente Dilma Rousseff sacrifica os trabalhadores, mas continua incapaz de cortar na própria carne, reduzindo o excessivo número de ministérios para realmente fazer o ajuste fiscal”, disse o deputado, também por meio de nota.

Aleluia acredita que o Congresso conseguirá derrubar a medida, que também faz parte do pacote de ajuste fiscal. O líder do PPS, Rubens Bueno (PR), deve enviar um pedido de informações ao ministro do Trabalho, Manoel Dias, cobrando explicações para a alteração das datas do desembolso.  

Share this post!

Bookmark and Share

1 comentários:

Unknown disse...

ISSO É UM ABSURDO COM OS TRABALHADORES ,TRABALHAMOS TANTO O NOSSO SALÁRIO É UMA MISÉRIA, FIZEMOS PLANOS DEPENDENDO DO ABONO SALARIAL PARA CONQUISTAR ALGO ;PAGAR DIVIDA;LAZER;OU COMPRAR UM ELETRODOMESTICO COM ESSE DINHEIRO ...APROVAM ESSE ROUBO AS ESCURAS SEM O POVO SABER,ELA TEM QUE PREOCURAR CORTAR GASTOS É DENTRO DE SEUS MINISTÉRIOS QUE NÃO SERVE PRA BANANA DE NADA E NÃO DE NÓS UM POVO SOFREDOR...TENHO É QUE APLAUDIR VC DEP. ALELUIA PELA SUA COMOÇÃO A FAVOR DO POVO ...O SR JÁ TEM MUITO CREDITO COM OS MEUS FAMILIARES E AMIGOS ,POR SER UMA PESSOA DO POVO.#ALELUIAHOMEMDOPOVO.

Postar um comentário