Busca de parceiro em fertilizantes tem sido lenta, diz Vale


Fonte: Estadão

A busca por um parceiro estratégico pela Vale na área de fertilizantes está caminhando de forma mais lenta do que esperado pela empresa, afirmou nesta quinta-feira, 30, o presidente da companhia, Murilo Ferreira.

Questionado sobre o andamento das negociações para a venda do projeto de potássio Rio Colorado, na Argentina, o executivo disse que não há nenhum progresso. Recentemente o secretário argentino de mineração, Jorge Mayoral, afirmou que há conversas com investidores chineses e europeus.

A Vale abandonou o investimento em 2012, após divergências com o governo argentino. A mineradora chegou a investir US$ 2,2 bilhões na unidade.

Ferreira disse ainda que o andamento dos metais básicos no primeiro semestre do ano "não foi um bom indicador que esperamos para o ano todo".

O executivo destacou que os fundamentos para os preços dos metais básicos seguem os mesmos, mas que a companhia esperava que o níquel, por exemplo, já apresentasse melhora a partir do segundo trimestre, o que acabou não ocorrendo.

Sobre a abertura de capital ("IPO", na sigla em inglês) da unidade de metais básicos, o executivo disse que a decisão ainda não foi tomada. Ferreira destacou ainda que o IPO não teria como objetivo levantar caixa, mas sim destravar valor dessa unidade.
Produção

O presidente da Vale disse que a decisão dos volumes a serem produzidos pela companhia será tomada de acordo com as margens de rentabilidade. "Uma operação não carrega outra e elas precisam ser rentáveis isoladamente", disse.

Ferreira explicou que, nesse sentido, a meta de produção de minério de ferro para 2016, estimada no fim do ano passado em 376 milhões de toneladas, poderá não ser alcançada, já que a companhia não irá produzir volumes a qualquer custo. Se as margens permitirem, destacou, a produção poderá ficar próxima de 376 milhões de toneladas.

Para este ano a meta de produção de minério de ferro está mantida em 340 milhões de toneladas, segundo a companhia, a despeito da retirada de 25 milhões de toneladas de capacidade ao mercado. Inicialmente a mineradora estima que a produção em 2016 fique entre 340 milhões de toneladas e 376 milhões de toneladas.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário