Manifestação sindical provoca tumulto na porta da Vale Fertilizantes


Fonte: Jornal da Manhã

Manifestação do Sindicato dos Trabalhadores em Montagens Industriais de Minas Gerais, o Sintramoti, acabou em confusão na segunda-feira, quando sindicalistas tentaram impedir a entrada de trabalhadores na Vale Fertilizantes. A Polícia Militar precisou comparecer no local e acabou detendo o líder sindical, Vilmar de Sousa.

Segundo apurado pela reportagem do JM Online, o desentendimento foi gerado pela forma de contratação da empresa, que é atualmente feita por meio do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Uberaba, o Sticmu, considerada irregular pelas lideranças do Sintramonti. Nesse sentido, a entidade regional pleiteia o intermédio do emprego da classe junto à empresa. Essas contratações acontecem nas chamadas paradas, período em que as indústrias cessam suas atividades para manutenções de sua estrutura.

O presidente da Sticmu, José Lacerda Sobrinho, explica que o sindicato municipal já realiza esse intermédio de forma satisfatória. “Na medida em que vão aparecendo as vagas, nós absorvermos o trabalhador uberabense nas paradas das empresas. Nós já fechamos estes acordos coletivos há quatro anos e as empresas têm o código de atividade econômica ligado ao sindicado da cidade”, justifica.

Lacerda se posicionou de forma contrária às ações do Sindmonti, que, em sua avaliação é intempestiva, além de ter colocado os trabalhadores em situação complicada. “Não houve adesão dos trabalhadores. Eles foram para a porta com a intenção de paralisar a atividade sem contatar a empresa, tiraram operários dos ônibus e tentaram forçar o apoio”, lembra.

Mesmo com o mal entendido, o presidente do Sticmu ainda vislumbrou a possibilidade de diálogo com a representatividade estadual. “Iremos fazer uma reunião entre as empresas e o Sintramonti para tentarmos chegar a um acordo. Se for para unir forças e lutar pelas reivindicações dos trabalhadores, nós estaremos sim de acordo, desde que dentro da legalidade”, finalizou.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário