Stiquifar reestrutura IEPT para oferecer cursos 
profissionalizantes aos jovens

O Instituto Educar para Transformar (IEPT) foi reformulado para garantir mais oportunidades para os jovens entrarem no mercado de trabalho. A presidente da Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região), Graça Carriconde destacou que sempre foi muito preocupada com essa questão. “Enquanto sindicato dos trabalhadores, entendemos que além de desempenhar as nossas atividades de luta sindical, temos que estar engajados dentro do aspectos social e educacional. Até porque, vem de encontro com o nosso Estatuto”, ressalta.
Com esse propósito e sabedora que houve uma expansão na Lei nº 10.097/2000, que regulamenta a contratação de menor aprendiz, que segundo Graça foi muito positiva. A diretoria decidiu propor ao movimento sindical de Uberaba a criação do Instituto. “Hoje, as empresas podem contratar menor aprendiz entre 14 a 24 anos. Nesse sentido, estamos criando cursos de formação profissional para o menor, bem como iremos trabalhar para direcioná-los para empresas de nossa base, pois é uma grande oportunidade para inserir os jovens no mercado de trabalho”, comenta.
A iniciativa surgiu quando a presidente tomou conhecimento que tinha empresa na cidade buscando jovens em Belo Horizonte, juntamente com suas famílias, para serem contratados como menor aprendiz. Mas, infelizmente, naquela época, não tiveram condições de iniciar o projeto de forma mais ampla e permanente como é a proposta deste momento. “Acho que temos que valorizar a sociedade aonde nos encontramos e trabalhar para contribuir de todas as maneiras para alavancar a nossa economia e garantir melhor oportunidades de vida para a nossa população. A Educação é a base de tudo!”, destaca.
Graça explicou que o sindicato está empenhado nessa iniciativa, até porque querem participar ativamente da vida dos uberabenses. “O instituto não pertence somente ao movimento sindical, mas de toda à comunidade. Em função disso, estaremos oferecendo a população cursos profissionalizantes de Técnico em Informática, Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos e Técnico em Logística. Os interessados podem acessar o facebook ou instagram do IEPT, porque estaremos sorteando 20 bolsas de estudos. Os demais poderão ter desconto de 50%.”, garante
Sem fins lucrativos – O Instituto educar para Transformar – IEPT é uma entidade sem fins lucrativos. Entidade essa criada por sindicalista de Uberaba, preocupados em dar opção para os jovens terem acesso ao primeiro emprego. A falta de oportunidade, e, principalmente, a dificuldade de acesso a crianças e adolescente a boa educação e qualificação profissional, foram os principais motivos da criação do IEPT. Presidido pela sindicalista Graça Carriconde, o instituto tem na sua formação dirigentes sindicais e militantes de movimentos sociais, cansados de esperar por ações governamentais iguais para todos, de acesso também a bons cursos profissionalizantes. “O sindicato, mais uma vez, está participando da sociedade como um todo. E ficamos muito feliz em ter o apoio de toda a diretoria”, finaliza


Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário