Stiquifar alerta para mais um golpe do governo contra os trabalhadores



O governo de Bolsonaro pretende dar mais um golpe nos direitos conquistados pelos trabalhadores brasileiros. A presidente do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba), Graça Carriconde revelou que o governo federal pretende flexibilizar as normas que regulamentam os procedimentos de segurança e medicina do trabalho para os empregados tanto das empresas privadas quanto públicas.
Segundo a Graça, esse processo de “modernização” das Normas de Segurança (NRs) representa um retrocesso aos trabalhadores, pois aumentará a exposição dos empregados a condições inadequadas e aumentará os riscos de acidentes de trabalho. “As normas de segurança são conquistas históricas dos trabalhadores. Sem elas, haveria muito mais acidentes de trabalho nas empresas”, ressalta Graça pontuando que mesmo com as normas de segurança existentes, infelizmente ocupamos a triste quarta posição em número de acidentes.
A primeira norma a ser revista é a NR-12 – que trata da regulamentação de maquinários, abrangendo desde padarias até siderúrgica - cuja previsão do governo é entregar essa alteração em junho. “É um absurdo voltamos a discutir sobre a flexibilidade das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde dos Trabalhadores. Não podemos deixar flexibilizar a saúde do trabalhador, porque estamos tratando do bem maior de qualquer cidadão que é a vida. Já que a maioria das vezes, os acidentes são fatais e não deixam somente sequelas graves”, finaliza.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário