Stiquifar alerta sobre Turno de Revezamento na Mosaic Fertilizantes




Presidente do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região), Graça Carriconde juntamente com o vice-presidente Edimilson Rocha Alves destacaram que quando aconteceu o processo negocial com a Mosaic Fertilizantes houve alteração no Turno de Revezamento, que está trazendo prejuízo aos empregados, tanto pela jornada diária quanto pela exigência laboral, tendo em vista à redução de uma turma.

Devido a Reforma Trabalhista que permitiu flexibilizar a jornada de trabalho de 12x36, a empresa reduziu um turno, o que provocou a demissão de mais de 100 trabalhadores. O sindicato explica que não tiveram alternativas a não ser a valorizar a mesa de negociação com o propósito de levar para a Assembleia a proposta para votação dos empregados envolvidos.

“Essa mudança trouxe perdas salariais e nas condições das atividades laborais”, ressalta Graça explicando que os trabalhadores presentes na Assembleia Geral concordaram com a troca de 6 em 6 meses, que acontecerá em julho/2019.

Naquela oportunidade, a Mosaic alegou que essa proposta seria para trazer mais segurança jurídica para empresa e que estaria aberta para implantar o revezamento. Porém, existe um processo que já foi julgado no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que ainda cabe recurso no Superior Tribunal Federal (STF), onde está sendo concedido turno de revezamento acima de 8 horas.

O Stiquifar alerta que tem chegado ao seu conhecimentos “burburinhos” que existem trabalhadores que desejam permanecer no horário diurno e noturno. A posição do sindicato é que o Acordo Coletivo seja cumprido conforme deliberado pela categoria. Caso seja real a informação, isso gera um desiquilíbrio salarial referente ao Adicional Noturno e também um desgaste do trabalhador. 

Interesses individuais dos trabalhadores têm que serem tratados como exceção e não como um caso coletivo”, defende Graça.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário