Trabalhadores com Doenças Graves Podem Sacar o FGTS


O MPF (Ministério Público Federal) entrou com um pedido liminar para que a Caixa Econômica Federal, em todo o país, autorize trabalhadores com doenças graves — que não estejam previstas em lei — retirar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para a realização de tratamento ou compra de medicamentos.
Atualmente o saque do benefício só pode ser feito por pessoas com câncer, portadoras do vírus HIV ou estágio terminal. De acordo com o MPF, já existem projetos de lei com o sentido de liberar o FGTS para várias doenças consideradas graves ou terminais, porém o pedido agora é que essas decisões sejam válidas nacionalmente.
A lei que trata do FGTS — nº 8.036/90 — autoriza a utilização do saldo do benefício caso o trabalhador ou algum de seus dependentes venha a sofrer de câncer ou seja infectado pelo vírus HIV. Porém, já existem decisões judiciais que concedem ao trabalhador o direito de movimentação do FGTS em caso de acometimento de outras doenças graves.
O pedido liminar feito pelo Ministério Público Federal pretende liberar também para as doenças discriminadas na Portaria 2.998/01, do Ministério da Previdência e Assistência Social.
São elas: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada, e hepatopatia grave.

Além disso, o MPF quer que uso do benefício seja permitido em caso de: Artrite Reumatoide Severa, Hepatite Crônica do tipo “C”, Miastenia Gravis e Lupus Eritomatoso Sistêmico.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário