Governo de Minas assina termo de compromisso com a Petrobras para construção de fábrica de amônia em Uberaba


Unidade industrial, que será instalada no município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, vai contar com investimentos de R$ 2,3 bilhões
Renato Cobucci/Imprensa MG

Governo de Minas e a Petrobras assinaram, na ultima quinta-feira (14), o Protocolo de Intenções para implantação de uma fábrica de amônia, denominada, pela Petrobrás de projeto Unidade de Fertilizantes Nitrogenados-V, no município de Uberaba, no Triângulo Mineiro. O protocolo de intenções também foi assinado pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede). O projeto da UFN-V está inserido no Plano de Negócios da estatal.
A UFN-V possui uma capacidade projetada de, aproximadamente, 1,5 mil toneladas por dia de amônia, o que corresponde a 519 mil toneladas por ano. Projeta-se também a venda de aproximadamente 277 mil t toneladas por ano de dióxido de carbono (CO2). O investimento será de cerca de R$ 2,3 bilhões e o início de operação está previsto para novembro de 2016.
“A Petrobras sempre teve, tem e terá o apoio do Governo de Minas. Sabemos do peso e da importância deste projeto para a região do Triângulo Mineiro e para todo o Estado”, afirmou a presidente do Indi, Monica Cordeiro. Participaram também da assinatura do protocolo o vice-presidente do Instituto, Maurício Cecílio; o gerente executivo de Gás e Energia da Petrobras, Marcelo de Sousa Murta, e o gerente do Projeto UFN-V, Carlos Eduardo Babo Cardoso.
No segmento de fertilizantes, a Petrobras está investindo em novas unidades, a fim de acompanhar o crescimento do mercado brasileiro, cuja demanda tem sido maior do que a capacidade de oferta da produção nacional. Para a implantação da fábrica de amônia, , o Governo de Minas disponibilizou terreno de 1 milhão de metros quadrados no Distrito Industrial III, em Uberaba. O protocolo assinado nesta quinta-feira é consequência e evolução de outro termo, assinado em 2011, quando as partes deram início às negociações para implantação da fábrica, em Uberaba. Neste documento coube ao Governo do Estado, por meio da Cemig, a realização de estudos relativos ao gasoduto.
A produção de fertilizantes nitrogenados se insere na cadeia de valor do gás natural. Sendo assim, o Governo de Minas tem feito todos os esforços para levar o gás natural até o município de Uberaba para garantir o início das operações da fábrica. As negociações seguem em curso e a expectativa é de que uma solução para a questão seja anunciada em breve.
À Petrobras coube a elaboração dos estudos técnicos e econômicos, já realizados, para a instalação da Unidade. O novo protocolo reafirma o compromisso das partes para viabilização da fábrica e estabelece uma série de condições para que a unidade seja efetivamente instalada. Além de desenvolver a região do Triângulo Mineiro, a implantação da fábrica de amônia em Uberaba reduzirá a dependência do país da matéria-prima para a fabricação de fertilizantes, importante insumo do agronegócio. Em 2012, 61% da demanda por amônia no Brasil foi atendida pelo mercado externo (Fonte: ANDA, 2013).

Uberaba abriga expressivo polo produtor de fertilizantes, tendo como âncora a Vale Fertilizantes (antiga Fosfértil), responsável pelo abastecimento de 40% do mercado brasileiro. Na região, estão entre as maiores jazidas brasileiras de rochas fosfáticas, a de Tapira, que atende à planta de Uberaba, e a de Salitre, que atenderá a nova unidade da Vale Fertilizantes em Patrocínio, no Alto Paranaíba.
Atualmente, grande parte da amônia consumida na região é importada via porto de Santos e transportada por carretas até a planta situada no Distrito Químico de Uberaba. Com a produção da matéria-prima em Uberaba, a expectativa é de que o segmento reduza os custos com transporte do material, possibilitando a redução de custos de produção. A produção de amônia no município também retirará das principais estradas, diariamente, cerca de 100 caminhões por dia transportando o produto, evitando acidentes ambientais e riscos para a população.


Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário