Vale adia negociação com trabalhadores



Fonte: Thassiana Macedo/Jornal da Manhã

Representantes da Vale Fertilizantes se reuniram esta semana com o Sindicato dos Trabalhadores de Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar) para apresentação de contraproposta à pauta de reivindicações entregues à empresa. No entanto, a Vale decidiu marcar uma nova rodada de negociações na semana de 11 a 14 de novembro, cujo agendamento será feito nos próximos dias. Trabalhadores pedem atenção da empresa às cláusulas financeiras que contêm reivindicações como reajuste salarial, aumento real, reajuste do tíquete-refeição, entre outras.
Segundo a presidente do Stiquifar, Maria das Graças Carriconde, a empresa se negou a conceder qualquer uma das demais reivindicações, não atendendo a nenhum novo pedido, a não ser a manutenção das cláusulas do Acordo Coletivo 2012/2013. Neste caso, se a nova rodada não oferecer avanços nas negociações por parte da empresa, os trabalhadores poderão considerar a possibilidade de uma paralisação, como tem ocorrido em outras unidades da Vale pelo país. “Os trabalhadores estão tremendamente insatisfeitos porque a tabela de salários da Vale provoca achatamento salarial de alguns profissionais, desconsiderando a correção anual. Para se ter uma ideia, tem dois anos que essa tabela está congelada. É uma forma de reduzir os salários”, destaca.
Maria das Graças ressalta que os principais motivos de descontentamento e revolta é o fato de que trabalhadores receberem salário abaixo da faixa inicial da função e também há aqueles que recebem promoções sem ter aumentos salariais. O sindicato acusa a empresa de não demonstrar interesse em corrigir as falhas e de negar pedidos na hora da negociação do novo acordo coletivo. Logo que a segunda rodada de negociação for realizada, o resultado será divulgado e, caso necessário, será iniciado o processo de mobilizações. A reportagem entrou em contato com a Vale, através de sua assessoria de imprensa, para comentar o assunto, mas não houve resposta.





Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário