Oito ações cobram indenização da ADM do Brasil e da Global Logística por incêndio químico em São Francisco


Novas ações judiciais de indenização chegaram às varas cíveis de São Francisco do Sul na última quinta-feira, cobrando reparações das empresas Global Logística e ADM do Brasil por causa dos dias em que a cidade ficou encoberta pela fumaça causada por uma reação química no terminal de cargas da Global em setembro. O produto, um fertilizante, era de propriedade da ADM do Brasil.

Em consulta ao Tribunal de Justiça, “AN” encontrou oito ações ajuizadas somente na quinta. Uma delas representa 26 pessoas ligadas à Associação dos Moradores do Forte. Conforme a advogada Tatiana Virmond, responsável pelo processo movido pela associação, o dano moral ficou caracterizado pelo abalo sofrido por parte da população.

— As pessoas tiveram de sair das suas casas. Houve pânico — resume.

A ação, diz Tatiana, pede uma indenização de R$ 10 mil para cada morador representado no processo. Segundo a advogada, indenizações por danos materiais também serão ajuizadas contra a Global Logística e a ADM do Brasil. São casos de pessoas que buscam comprovar prejuízo financeiro por causa do episódio, como donos de pousadas e restaurantes que ficaram dias sem receber clientes.

— O dano moral é evidente, mas o dano material precisa ser detalhado para chegarmos a valores —conclui.

Na quinta-feira também foram ajuizadas pelo menos outras sete ações individuais de indenização contra as mesmas empresas. Todas são representadas por um escritório de advocacia do Paraná. O advogado Luis Eduardo Pereira Sanchez, que também é responsável pela ação, diz ter preferido não definir valores de indenização para eventuais ganhos de causa.

—Entendemos que cada um teve certo prejuízo, maior ou menor. Por isso, pedimos que os valores sejam estipulados pelo próprio juiz.

Outras ações, garante Luis Eduardo, serão movidas nos próximos dias. Já tramita desde o fim de setembro uma ação civil pública movida pela Associação de Moradores e Amigos do Portinho também contra as mesmas empresas, ainda sem audiências marcadas.

A reportagem fez contato com o advogado da Global Logística, Álvaro Cauduro de Oliveira. Como a empresa ainda não foi intimada, ele prefere não se posicionar. A ADM do Brasil também foi procurada por “AN”, mas não se posicionou.



Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário