STIQUIFAR SE RETIRA DO LEVANTAMENTO DE ÁREA DA VALE



O STIQUIFAR iniciou um trabalho de acompanhamento do levantamento das áreas do Complexo Industrial de Uberaba da Vale Fertilizantes, com o objetivo de detectar condições de insalubridade e de periculosidade através de medições que seguissem metodologia adequada e com a utilização de instrumentos adequados para tal, e para isso contratou assessoria técnica para cumprir o papel de assistente técnico e também indicou um diretor para dar apoio necessário para nossas assistentes.
Após um mês de trabalho, verificamos que, infelizmente, a condução do levantamento estava sendo feita de modo equivocado, apresentando inúmeros problemas e, o pior de tudo, é que a empresa reservou ao Sindicato o papel de simples expectadores, não permitindo que as sugestões, solicitações e interferências da nossa assessoria fossem aceitas ou sequer que constassem das atas que deveriam ser redigidas diariamente.
Como não concordamos com o modelo de levantamento adotado, e para não sermos simples avalistas de um relatório final que, com toda a certeza não será o espelho da realidade do CIU, comunicamos à Vale na segunda-feira 1º de outubro que à partir daquele momento estaríamos nos retirando do projeto deixando a empresa livre para realizar o trabalho da forma que ela entende ser melhor para atender aos seus interesses.
O STIQUIFAR mais uma vez tentou junto à empresa resolver o problema de forma amigável, se dispondo a participar de um levantamento conjunto, porém a entidade representante dos empregados não obteve respaldo da empresa, e com isso o caminho para a discussão da Insalubridade e da Periculosidade continuará sendo o da Justiça do Trabalho.
É lamentável, porém, isso prova mais uma vez que quem quer realmente resolver as questões de forma amigável, negociada e correta é o STIQUIFAR e a empresa resiste a tudo isso!


Share this post!

Bookmark and Share

2 comentários:

Unknown disse...

Então meus queridos amigos da nossa união sindical. Precisamos resolver essa questão, so quem trabalha na vale fertilizantes, respira pó e gás sabe o quanto é prejudicado pela saúde, o dinheiro não resolve na questão da perda de nossa saúde, mas pelo menos temos condições de dar uma mísera fatia de bem estar para nossos filhos e esposas. Todos sabem que esse processo vai sair do papel em 2015 ou 2016 quando a Petrobrás Nitrogenados começar a produção a todo vapor, virou lei federal que todos que trabalham no DIII receberá periculosidade, por isso a vale esta empurrando com a barriga, o sindicato precisa continuar lutando para conquistar esse direito, precisamos meus amigos burlar a corrupção politica deste país como um todo e conquistar o direito que existe. Espero que esse processo saia antes de que muitos colaboradores da vale migrem para a Petrobrás nitrogenados em 2016. O que com certeza irá acontecer, pois uma empresa que não valoriza o funcionário como se deve perde para a concorrência. Abaixo a corrupção e hipocrisia, começando pelo nosso sindicato que tem pessoa na chapa que estão para segurar a bocada, vamos parar com isso. Justiça, justiça....Abraço a todos.

Glauco disse...

Caro Sr. Karl Marx.
Já que o senhor não teve, ou não tem coragem de se assumir ao emitir suas opiniões gostaria que refletisse sobre a enorme bobagem que postou no seu comentário.
1º - Gostaria que o senhor nos informasse o número e a data da promulgação pela Presidente da República da lei que manda pagar adicional de periculosidade a todos os trabalhadores do "DII" (sic), pois, apesar de que toda lei é publicada no Diário Oficial, ninguém ainda conseguiu encontrar a referida;

2) Você, que se mostra bastante indignado, também se mostra totalmente cooptado pela lavagem cerebral corporativa ao se referir aos trabalhadores como "colaboradores". Ora! Quem tem carteira assinada e trabalha vendendo sua força de trabalho para qualquer patrão não é colaborador, é EMPREGADO;

3) - Você acusa o Sindicato de corrupto e hipócrita: prove! Apresente indícios ou provas de tal acusação sob pena de ser desacreditado e de ser mais um desses mascarados da moda que agridem, destroem e badernam, cuja personalidade e ações são de inspiração fascista,

4) Por fim, quanto à acusação de que o Sindicato tem na "chapa" uma pessoa que "estão" (sic) para segurar a boca, bastaria ao senhor ter organizado uma chapa melhor e disputado a direção da entidade. Editais foram publicados, avisos foram afixados em TODAS as empresas da nossa base, informativos foram publicados e distribuídos e ninguém se dispôs a concorrer nas eleições. É muito fácil criticar ocultamente. Sera honesto e se apresente para uma conversa franca e educada.
Somos pessoas de bem, e sabemos dialogar de forma civilizada e aberta.

Postar um comentário