Cubatão: Estivadores e Vale assinam acordo trabalhista de dois anos



                      Estivadores e Vale fecharam acordo trabalhista


Fonte:  A Tribuna On-line

Um acordo entre Sindicato dos estivadores (Sindestiva) e Vale Fertilizantes vai garantir, nos próximos dois anos, a utilização de 100% dos serviços de trabalhadores avulsos.

A parceria entre as duas partes já existe há pelo menos 20 anos, mas até então era intermediada pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). Com o novo acordo, as conversas deixam de ter um interlocutor. 

“Com o Ogmo, que virou atravessador na relação capital e trabalho, os custos só aumentam”, afirma o presidente do Sindestiva, Rodnei Oliveira da Silva.

Ele acredita que a decisão da empresa só deve gerar benefícios, tanto para a categoria de trabalhadores, quanto para a própria Vale. “Além deles terem priorizado a qualificação, também tem a questão do custo para a empresa”.

De acordo com Rodnei, a única mudança em relação ao antigo acordo é a saída do Ogmo como mediador. De resto, garante o sindicalista, permanece tudo como antes.

“Nós renovamos por mais dois anos com a Vale, sem nenhum reajuste no que recebemos, eles apenas continuarão usando mão de obra avulsa. A diferença é que agora a Vale vai enviar a requisição de serviços para o sindicato”. 

O sindicalista acredita que esse deve ser um exemplo a ser seguido por outras empresas que contam com os serviços dos profissionais da área. “Mais uma vez é preciso valorizar essa parceria, que deveria existir também com outras empresas portuárias e que está mantendo o trabalho avulso, reconhecendo a qualidade da nossa mão de obra”.

Respostas


Em nota, o Ogmo informa que não irá se posicionar pois o assunto está sendo tratado no âmbito judicial. Já a Vale Fertilizantes, procurada por A Tribuna para falar sobre o acordo, não enviou resposta até o fechamento desta edição. 

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário