Ministério da Agricultura fiscaliza depósitos de fertilizantes para prevenir acidentes


Fonte: Portal G1

Explosão em São Francisco do Sul motivou fiscalização mais rigorosa.
Investigações para descobrir as causas do acidente em SC continuam.

O Ministério da Agricultura está fiscalizando depósitos para prevenir novos acidentes como o incêndio quimíco em São Francisco do Sul, município localizado no Norte de Santa Catarina. O acidente ocorrido na terça-feira (24) fez com que pelo menos 20% dos moradores saíssem da cidade enquanto a fumaça tóxica se espalhava pelo município.

As fábricas e depósitos de fertilizantes em São Francisco do Sul começaram a ser inspecionados no último sábado (28) e a Polícia Federal, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Geral de Perícias e a Defesa Civil participam da operação. Os órgãos vistoriam as condições de todos os galpões no município com relação à estrutura, documentação e até mesmo para averiguar se os empregados que lidam com os insumos estão aptos para a tarefa.
A ação foi uma exigência do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, que determina a fiscalização de todas as fábricas e depósitos de fertilizantes em portos e outras cidades catarinenses.
De acordo com o Ministério da Agricultura, "foram disponibilizados às autoridades cerca de 130 veículos e os 160 fiscais federais agropecuários que trabalham no estado, além de toda a rede de laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros) – como a unidade que fica no município de São José (SC) – para auxiliar no apoio técnico-científico".
 “Essas medidas foram tomadas porque o Ministério é responsável pela fiscalização da produção e, também, comercialização de fertilizantes no Brasil. Vamos auxiliar a Polícia Federal e demais órgãos envolvidos no que for necessário”, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade.
Outras cidades como Araquari, Imbituba, Mafra e Joaçaba também devem ter os depósitos e fábricas de fertilizantes inspecionados.


Investigações continuam
As investigações para da explosão em São Francisco do Sul continuam. Mais de 3 mil toneladas do fertilizante ainda estão no depósito. Os técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) já terminaram a parte de coleta de amostras no local. Os laudos, que devem média demoram dez dias para ficarem prontos, devem demorar mais - em média 90 dias, segundo o órgão. A Defesa Civil acompanha os trabalhos e ainda faz o levantamento dos danos provocados pelo acidente.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário