Oficina no STIQUIFAR discute segurança e saúde do trabalhador do setor químico


O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (STIQUIFAR), juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico, (CNTQ) promovem em Uberaba, a partir de hoje, dia 16, a “Oficina de Trabalho- Ação Sindical na saúde e segurança do trabalhador”. A proposta central do evento é  a discussão e debate sobre as condições de saúde e segurança do trabalhador do setor químico nacional.  

Logo na abertura Antonio Silvan Oliveira, presidente da CNTQ, falou da importância da realização deste evento na cidade de Uberaba. “Primeiramente a CNTQ  agradece toda a direção do STIQUIFAR , um sindicato que eu acompanho todo o seu crescimento político e patrimonial junto aos trabalhadores e toda a sociedade. Um evento que discute saúde e segurança do trabalhador, com a presença de sindicatos de todo o país, é muito importante  para integração de toda a nossa categoria. Sairemos desta oficina com indicativos de mobiliação e diretrizes para as lideranças sindicais, a forma de intervenção nas discussões sindicais focando na integridade física do trabalhador que é tão ou mais importante quanto a questão econômica, mas que tem que caminhar lado a lado.” completou.



Estarão presentes, técnicos e especialistas de importantes instituições nacionais, como: Antonio Silvan Oliveira, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico,  Rogério Jesus Santos – Assessor Técnico de Segurança  da Força Sindical Nacional, Dr. Amilcar Albieri Pacheco – Consultor Jurídico CNTQ, Degmar Pereira - Subdelegado do Trabalho em Anápolis e Gerente Regional do Trabalho e Emprego - Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Anápolis - GRTE/GO.

“Somente na região de Uberaba o setor químico emprega, em suas diversas empresas, quase 5 mil trabalhadores. Em uma recente pesquisa nacional foi constatado que estes trabalhadores sofrem mais com lesões, contusões e envenenamentos, com doenças por esforço repetitivo (em tendões e nervos), respiratórias, problemas de pele, exposição a agentes químicos nocivos ao ambiente e consequentemente aos trabalhadores, do que a média dos empregados de outros segmentos no País, por isso é de suma importância real a realização de uma oficina que se aprofunde na discussão deste tema, tão caro, para toda a nossa categoria”, afirma Maria Gracas Carriconde, presidente do STIQUIFAR e Secretária de Formação Profissional e Sindical da CNTQ.

A abertura do evento aconteceu no auditório do STIQUIFAR, programação segue até quinta feira (18)  quando a oficina terá seu encerramento oficializando um documento com ajustes e propostas  de todos os temas discutidos durante os três dias.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário