Trabalhadores da INB aprovam greve



Fonte: Diário do Vale

Em assembleia, realizada na última segunda-feira, dia 10, os trabalhadores da INB (Indústrias Nucleares do Brasil), em Resende, rejeitaram, em sua maioria, a segunda contraproposta apresentada pela empresa. Durante a assembleia foi colocada em votação a proposta de iniciar o estado de greve e a posterior deflagração do movimento, que também foi aprovada por maioria absoluta entre os trabalhadores. "A intersindical deu um prazo de dez dias para que a empresa melhore sua contraproposta. Se isso não ocorrer, os trabalhadores entrarão em greve a partir do dia 20 deste mês", frisou Jorge.
Na contraproposta rejeitada, a INB oferece a aplicação do IPCA (5,84%) para correção do salário vigente até 31/10/2013, 0,5% de ganho real e a concessão de um crédito extra em cartão alimentação equivalente a dois meses de Auxílio Alimentação para todo efetivo existente na data da assinatura do acordo. As demais cláusulas econômicas serão corrigidas pela variação do IPCA.
"Essa contraproposta não atende os anseios dos trabalhadores, por isso vamos buscar que outros pontos sejam incluídos neste Acordo Coletivo de Trabalho", destacou o coordenador geral do Quimsulf (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Nucleares, Plásticos e Similares do Sul Fluminense), Jorge Pinho, ressaltando que os sindicatos signatários do Acordo Coletivo estão há cinco meses tentando fechar essa negociação.
Os pontos mínimos são: prazo de um ano para a vigência do ACT 2013/2014; adicional de turno de 7% para 15%; ganho real de 2%; concessão de cartão de alimentação correspondente a três meses; mérito anual linear com movimentação funcional de dois padrões para todos os empregados; concessão de auxílio creche/educação até os 18 anos de idade; ocupação somente por empregados do quadro de pessoal permanente até a função de gerente e reintegração do dirigente sindical Lucas Mendonça dos Santos.
De acordo com Jorge Pinho, a indicação dos pontos apresentados não exclui nenhuma das reivindicações apresentadas na pauta, entregue no dia 19 de setembro do ano passado à empresa. "Vamos lutar para que esses itens apresentados sejam atendidos", garantiu Jorge. Segundo ele, após superada a fase de negociação, deverão ser ratificados os itens que serão objeto de deliberação no âmbito do Comitê de Recursos Humanos (CRH). Os referidos itens serão formalizados através de Carta de Compromisso.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário