Descaso no Laboratório da Vale CIU 1





Há muito tempo estamos solicitando a manutenção/instalação do ar condicionado no laboratório, mas existe um jogo de empurra em relação ao problema que ninguém resolve. Ar condicionado no setor não é um luxo, mas sim uma necessidade descrita em documento da ISO, onde diz que a temperatura MÁXIMA no setor é de 25º. 

Várias auditorias já passaram pelo laboratório; tanto interna quanto externa e a temperatura estava fora do normal e nada foi feito, nem se quer questionado. A temperatura no ambiente deve ser mantida até 25ºC não só para o bem dos funcionários, mas também, para que os reagentes, soluções e equipamentos funcionem adequadamente prolongando sua vida útil. 

Temos notado variações significativas nas soluções utilizadas nas análises, em decorrência das altas temperaturas, sem contar com o mal estar sentido por todos na execução de suas atividades, onde, o ambiente já INSALUBRE se torna ainda pior com a falta de circulação de ar. 

O descaso não é só com o trabalhador, mas também com o dinheiro da empresa que perde com: perda de soluções/reagentes, equipamentos e funcionários mais suscetíveis a adoecerem. Os aparelhos de ar condicionado já foram comprados há vários meses, pendurados na parede como se fossem enfeites ou para enganar quem entrar no setor e achar que estão funcionando, pois, os mesmos não foram ligados.

Se algum dia for ligado, corre-se o risco de não funcionar por estar a muito tempo parados em um ambiente agressivo, podendo até ter perdido a garantia do fabricante. Sabemos que falta muita coisa, mas o que mais falta é boa vontade e atitude para resolver os problemas.



Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário