Moradores querem barrar expansão da Vale em Nova Lima/MG

Fonte: O Tempo
Moradores de Nova Lima se mobilizaram em prol da preservação de uma região de nascentes que abastece mais de 300 mil moradores da região Centro-Sul de Belo Horizonte. Denominado Fechos Eu Cuido, o grupo defende desde 2011 a expansão da Estação Ecológica de Fechos, região localizada na encosta nordeste da Serra da Moeda. A região estaria no projeto do aumento da área de exploração da mineradora Vale. A empresa já entrou com um pedido de licença prévia junto ao Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), para que possa utilizar a área de maneira exploratória.
Criada em 1994, a Estação Ecológica de Fechos, tem 602 hectares. A nascente do córrego Fechos encontra-se, justamente, na área da mineradora. A porção reivindicada pelos moradores compreende 269,5 hectares. Segundo o professor Ricardo Moebus, um dos organizadores do movimento, há risco para o curso d'água caso haja a expansão da mineração. “A própria mineradora já divulgou relatório que mostra os efeitos do complexo na vazão de água do córrego, o que compromete a população de peixes do local”, disse.


Há um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Fred Costa (PHS), que amplia a área de preservação, mas a proposta está parada, segundo Moebus, na Comissão de Constituição e Justiça. O movimento promete fazer um ato no sábado em favor da estação.
Resposta. Segundo a assessoria de imprensa da Vale, o processo de licenciamento está sendo elaborado junto com a Copasa e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), e prevê o monitoramento, a vigilância e ações ambientais. “A Vale mantém, há três anos, um fórum com representantes locais para debater suas atividades na região. A empresa apresentou o projeto aos moradores antes de protocolá-lo no órgão ambiental e já fez adequações atendendo a pedidos dessas comunidades”, diz a nota.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário