Porto de Paranaguá intensifica controle na descarga de fertilizantes


Fonte: Bonde News

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) instituiu uma série de mecanismos e ferramentas para intensificar o controle na descarga de fertilizantes pelo porto. O terminal, que recebe quase 50% de todo o fertilizantes que entra no Brasil, modernizou procedimentos com o intuito de atuar de forma firme e dura no combate de eventuais desvios.


De acordo com o superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino, é a primeira vez na história que a administração dos portos toma uma atitude desta magnitude. "Desde que o Porto de Paranaguá começou a descarregar fertilizantes, esta é a primeira vez que temos total controle do que está sendo descarregado aqui e isso está inclusive desencadeando outras tentativas de fraude, fora do porto", explicou.


Entre as ações práticas para tornar mais rigoroso o controle está a realização de reuniões de programação exclusivas para navios de fertilizantes, dando total transparência às descargas ocorridas no cais público do Porto de Paranaguá. Ainda no ano passado, uma ordem de serviço foi editada (079/2013), criando o primeiro Regulamento de Descarga de Fertilizantes no Porto de Paranaguá, com procedimentos de controle, pesagem e aferição dos sistemas de pesagem.


Fora isso, a Appa deu início, em 2012, ao desenvolvimento de software específico para o total controle das operações de descarga de fertilizantes. No ano passado, a primeira fase deste programa foi colocada em funcionamento, o que possibilitou – de forma integrada - a visão de tudo que entra e sai do porto em tempo real, disponibilizando a consulta disso a todos os usuários do porto. No segundo semestre de 2013, a Appa concluiu a segunda etapa da implantação do sistema, com a integração total de todos os processos, obrigando a todos os usuários, caminhões, conferentes, balanceiros, o controle eletrônico e em tempo real, eliminando todos os procedimentos em papel, que no passado tornaram o sistema vulnerável.


A última etapa dos sistemas de controle da descarga de fertilizantes entrou em produção em janeiro deste ano. Agora, além de controlar os processos de pesagem, todas as exportações dos dados para emissão das notas fiscais de entrada passaram também a ser eletrônicos, tornando os processos seguros e com total rastreabilidade, que permite localizar eventuais tentativas de fraudes.


É importante ainda mencionar que eventuais desvios ocorrem após a saída da área primária, em caminhões ou armazéns contratados por operadores portuários privados e importadores. A Appa tem contabilizados 52 armazéns de fertilizantes espalhados por Paranaguá, sendo que tais são de responsabilidade das empresas contratantes destes serviços.


"A Appa está acompanhando os movimentos da Policia Militar de Paranaguá e em nossa compreensão, se estão sendo detectados eventuais desvios, isso somente está ocorrendo em função dos controles rigorosos promovidos pela Administração do Porto de Paranaguá", afirmou Dividino.


Hoje, todos os operadores portuários privados, bem como respectivos importadores, tem acesso em tempo real aos fluxos de pesagem bem como podem baixar os arquivos eletrônicos que permitem total conciliação do que foi pesado nas balanças do Porto de Paranaguá comparado com os volumes das cargas pesadas nos armazéns de destino.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário