MS: Petrobras se reúne para discutir a instalação de fábricas misturadoras




Fonte: Jornal O Povo

Equipe da Petrobras vai se reunir com representantes do governo do Estado para tratar da instalação de indústrias misturadoras de adubo e nitrogênio em Três Lagoas, interessadas em prestar serviço para a estatal na fábrica de fertilizantes, em construção no município. A informação é da secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.
A secretária informou que recebeu uma ligação da Petrobras, no começo desse mês, quando estava nos Estados Unidos, inclusive, com o governador tratando da vinda de mais indústrias para o Estado, solicitando que o governo estadual organizasse uma reunião com as empresas misturadoras de adubo interessadas em se instalar no município.
“A Petrobras me ligou outro dia, eu até estava nos Estados Unidos, para nós organizarmos uma reunião com as misturadoras de adubo, porque eles vão oferecer para que elas se instalem em Três Lagoas, quantas quiserem para fazer a mistura do adubo, do nitrogênio que será produzido na fábrica, com o fósforo e com o potássio. Então, existe a possibilidade de irvárias empresas misturadoras de adubo para Três Lagoas em curto prazo de tempo”, destacou a secretária.
Tereza Cristina não precisou o teor do assunto que deve ser abordado nessa reunião. Disse que, a Petrobras solicitou apenas que o Estado organizasse uma reunião com as misturadoras. “Eles vão fazer uma reunião justamente para isso, mas não tenho mais informações, pois me pediram apenas para organizar essa reunião”, declarou a secretária.
A Petrobras trabalha com o cronograma de inaugurar a fábrica de fertilizantes nosegundo semestre deste ano. Entretanto, o Jornal do Povo apurou que a obra não está dentro do cronograma inicial previsto, pois falta ainda a execução de muito serviço para o término do empreendimento.
O consórcio responsável pela construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados, por sua vez, informou que está seguindo o cronograma inicial, que é o de entregar a primeira etapa da obra em outubro, quando deverá ter início à produção de ureia e amônia em Três Lagoas, para depois concluir as demais etapas. A assessoria da estatal reforçou que a obra está sendo executada deacordo com o cronograma estabelecido e a fábrica entrará em operação no segundo semestre deste ano.
POLO
Equipes da Petrobras que estiveram em Três Lagoas no ano passado, confirmaram que o município poderá se transformar em um polo petroquímico com a operação da fábrica de fertilizantes. A estimativa, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, é de que aproximadamente 12 empresas prestadoras de serviços possam vir para Três Lagoas em decorrência da unidade de fertilizantes. Todas elas estariam ligadas ao setor de misturas de produtos químicos NPK (Nitrogênio, fósforo e potássio).
A estatal trabalha com essa projeção, já que em outras cidades que receberam uma unidade de fertilizantes houve a instalação de empresas chamadas de misturadoras. Em razão disso, de acordo com o secretário, a prefeitura já até disponibilizou uma área específica no Distrito Industrial III, onde está em construção a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados, para receber essas misturadoras, que por trabalhar com produtos químicos não podem ser instaladas próximo ao perímetro urbano. “A grande expectativa é para o final do ano com a inauguração da fábrica de fertilizantes, que deve atrair aproximadamente 12 indústrias para o município”, ressaltou Luciano Dutra.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário