Químicos de Belo Horizonte e Contagem abrem campanha com aumento real no setor de explosivos


Fonte: Força Sindical

Os trabalhadores do setor de Fogos de Artifício e Explosivos de Belo Horizonte e Contagem têm motivos de sobra para comemorar o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2014/15: diante de um índice inflacionário de 5,26%, o sindicato conquistou reajuste de 7,8%, adicionando 2.54% de aumento real de salário. O resultado se torna mais significativo quando observamos que a data base é abril e a assinatura da convenção se deu três semanas antes do primeiro dia do período em que, anualmente, patrões e empregados se reúnem para repactuar os termos dos contratos coletivos de trabalho.

Mais: o piso salarial - o menor salário pago a um trabalhador dentro de uma categoria profissional – foi valorizado 17,14%, passando de R$ 700,00 para 820,00. O reajuste também é refletido no adicional de periculosidade, pago na proporção de 30% do valor do salário normativo.

PÉ DIREITO - Para Vandeir Messias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas e Farmacêuticas de BH e Contagem (SindLuta), a CCT dos setor de Fogos de Artifício e Explosivos representa o ingresso com pé direito nas negociações salariais do ano, “mesmo diante do cenário econômico nacional e internacional”, disse o sindicalista, ressalvando o desfecho com  “chave de ouro” no primeiro dos quatro ajustamentos salariais da categoria.

Vandeir, que é vice-presidente da Força Sindical em Minas, ainda negocia o reajustamento das convençõesdo segmento Químico, Plástico e de Produtos de Limpeza, todos com data base em março. No setor Químico, são envolvidas 450 empresas e mais de 12 mil trabalhadores; no Plástico, 527 e quase 18 mil empregados, e na área de Produtos de Limpeza, 104 empresas e 1,5 mil funcionários. Incluindo o setor de Fogos de Artifício e Explosivos, no qual 24 indústrias empregam quase 700 trabalhadores, o SindLuta é porta-voz de um número superior a 35 mil trabalhadores distribuídos em mais de 100 municípios.

O SindLuta, que promove nova campanha de sindicalização, já celebrou 159 acordos de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), 45 dos quais somente em 2013.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário