UGT reúne centenas de dirigentes e aprova manifesto em repúdio à MP 905


A regional de São Paulo da União Geral dos Trabalhadores (UGT) reuniucerca de 250 representantes dos Sindicatos que compõem sua base, para debater os temas que afetam a classe trabalhadora atualmente.

O encontro, no Centro de Estudos Jurídicos da Federação dos Comerciários (Fecomerciários), em Campinas, abordou as longas filas enfrentadas por quem espera benefícios do INSS, a participação dos trabalhadores nas eleições municipais deste ano, a MP 905, que cria a carteira Verde e Amarela, e a PEC 196, da reforma Sindical.

Além de toda diretoria da Central paulista, estiveram no evento o deputado federal Paulinho da Força e o presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah.

Protesto

O plenário aprovou, por unanimidade, um manifesto de repúdio à MP 905, que intensifica a precarização do trabalho, com pedido de sua rejeição da proposta pelo Congresso Nacional.

“A UGT-SP sai na frente ao realizar um encontro deste nível, com tantos participantes e buscando debater temas que têm interesse direto para a população, através de palestras e debates com especialistas. O presidente Amauri Mortágua está de parabéns pela organização”, afirmou o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah.

Palestras

O presidente do Sindicato dos Aposentados, Natal Léo, abriu o ciclo de palestras com informações sobre o lento processo de atendimento no INSS, que gera longas filas. Ele analisou os motivos que levam ao atual cenário e fez uma avaliação da eficácia das medidas que foram anunciadas pelo governo para tentar reverter este quadro.

Na sequência, o advogado Ricardo Vita Porto, professor na Escola Paulista de Magistratura do TJ/SP, apresentou um cenário sobre as eleições que ocorrem em outubro deste ano, falando sobre impedimentos legais e as alterações na legislação. Em seguida, houve uma roda de debates com sindicalistas que também ocupam ou ocuparam cargo no legislativo municipal.

No período da tarde, os trabalhos foram abertos pelo sociólogo Fausto Augusto Júnior, diretor-técnico do Dieese, que falou sobre a MP 905 e as armadilhas que ela oculta.

A jurista Zilmara Alencar, ex-secretária de Emprego e Relações do Trabalho e ex-coordenadora-geral do Registro Sindical do Ministério do Trabalho, abordou aspectos da PEC 196, que trata sobre a reforma sindical.

“Este evento mostrou como os temas que resolvemos abordar despertam interesse e chamam a atenção de todos os brasileiros, não somente aqueles ligados ao movimento sindical”, avaliou o presidente Amauri Mortágua.

Fonte: Agência Sindical 

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário