Stiquifar lamenta a falta de transparência na avaliação de desempenho para cálculo do PPR



A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) recebeu inúmeras reclamações de trabalhadores em relação ao pagamento do Programa de Participação nos Lucros (PPR) da Mosaic Fertilizantes P & K e lamenta a falta de compromisso da empresa em dar transparência ao processo de avaliação de desempenho dos seus colaboradores.

A informação que chegou a princípio é que a empresa pagou, normalmente, o adicional de vantagem pessoal GTT e também insalubridade e periculosidade para todos os funcionários, pois todos tem direito a receber os adicionais, conforme Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado com a empresa.

Sem contar, que a avaliação de desempenho dos funcionários é feita pelo supervisor de cada área e não existe transparência quais foram os critérios que foram utilizados para a avaliação de todo um ano de serviço do colaborador para enquadrá-lo como: excepcional (125%), alto desempenho (115%), contribuição de valor (100%), oportunidade de melhorias (64,82%) ou melhoria necessária (0%). Situação que deixou inúmeras dúvidas quanto ao crédito feito aos empregados.

SEM VALORIZAÇÃO
O sindicato compartilha e solidariza com a situação dos trabalhadores, pois palavras não pagam boleto e nem mata a fome de ninguém. “As pessoas que trabalham na empresa é porque precisam garantir o sustento de seus familiares, mas infelizmente a Mosaic está olhando somente para os seus interesses e não está levando em consideração os esforços que os colaboradores fazem para atingir as metas de produtividade e desenvolver bem suas atividades laborais”, desabafa.

O Stiquifar entende a frustração da categoria, pois o trabalho de todo um ano fica estocado e está vendido, pronto para serem transportados por caminhões para o seu destino final. Contudo, mesmo assim, a empresa insistem em falar que não deu lucro.

UNIÃO FAZ A DIFERENÇA
A diretoria do Stiquifar disse que infelizmente essa é uma realidade que os trabalhadores vem vivenciando, desde a Reforma Trabalhista, porque as grandes empresas vem tripudiando e escravizando os trabalhadores. “Na Mosaic Fertilizantes P &K a situação ainda é um pouco mais grave, pois os trabalhadores não estavam entendendo que o governo atual e anteriores estavam trabalhando para implantar uma política de retirar todos os direitos trabalhistas”, observam

O Stiquifar ressalta que no que tange a PPR, a legislação não tem caráter obrigatório. Durante assembleia geral com a categoria, foi dito que estava sendo assinado um “cheque em branco” para favorecer os gestores e a alta cúpula da empresa “Não temos ilusão em relação a Mosaic Fertilizantes P &K. O que nós precisamos é estar coeso, com espírito de luta, pois temos uma demanda pela frente que é a tabela de turno e revezamento”, destaca.

O sindicato ressalta que a presença do trabalhador é de fundamental importância para fortalecer a luta sindical, pois estão comprometidos em lutar para conquistar o que discutimos na assembleia com a categoria.



Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário