Centrais sindicais, políticos e personalidades criticam pronunciamento do presidente da República


Miguel Torres, presidente da Força Sindical, afirmou que o pronunciamento de Bolsonaro foi extremamente irresponsável e imprudente dizendo que no combate ao coronavírus o isolamento social não é necessário para a maioria da população. “Inadmissível o presidente da República ir na contramão de todas as orientações mundiais de Saúde, inclusive as de seu Ministério da Saúde”.
Torres diz que ele nega todas as evidências, os fatos e as notícias sobre o número crescente de casos e mortes ocorridas no Brasil e no mundo todo. “É preciso usarmos do bom senso e pensar no bem comum”.
Veja a seguir a íntegra da nota:
Nota da Força Sindical – Irresponsabilidade governamental
Foram de uma extrema irresponsabilidade as palavras do presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 24 de março, em cadeia nacional.
O presidente foi imprudente ao dizer que no combate ao coronavírus o isolamento social não é necessário para a maioria da população, na verdade ele coloca em risco a vida e a saúde de todos os brasileiros: bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Inadmissível o presidente da República ir na contramão de todas as orientações mundiais de Saúde, inclusive as de seu Ministério da Saúde, e negar todas as evidências, os fatos e as notícias sobre o número crescente de casos e mortes ocorridas no Brasil e no mundo todo.
É preciso usarmos do bom senso e pensar no bem comum.
Esta posição de Jair Bolsonaro não pode ser considerada um crime de responsabilidade, ao expor a população brasileira ao vírus e à doença?
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical
Os presidentes das centrais sindicais CUT, CSB e da CTB, também manifestaram sua insatisfação com o pronunciamento de Bolsonaro através das redes sociais.
O presidente da CUT, Sérgio Nobre, declarou em vídeo que Bolsonaro fez o pior pronunciamento de um presidente na história do Brasil. “Nossa tarefa, neste momento difícil, é representar toda a classe trabalhadora, independentemente da forma de contratação”, declarou o sindicalista em vídeo que está disponível na matéria.
Antonio Neto, presidente da CSB, se disse surpreendido com um pronunciamento do Presidente Bolsonaro em rede nacional de TV e rádio. “O discurso que deveria informar, conscientizar e pregar a união nacional foi justamente na contramão do que o nosso povo esperava”, disse o sindicalista que acrescentou que a fala do chefe do poder executivo não é um equívoco ou apenas irresponsabilidade, é crime. “Ao desinformar a população e zombar da doença, o Presidente coloca sua assinatura em cada óbito de mãe, pai, avó, avô, filho e filha que forem acometidos por essa doença.”
Adilson Araújo, presidente da CTB alerta que no momento em que a pandemia do coronavírus avança em ritmo acelerado pelo território brasileiro e um relatório da Abin estima que em duas semanas, até o dia 6 de abril, teremos 5.571 mortes provocadas pelo vírus no país o presidente Jair Bolsonaro faz um pronunciamento irresponsável contra as medidas que estão sendo tomadas pelos governadores dos estados para conter a progressão da doença. “As ideias do chefe do Palácio do Planalto não têm respaldo na ciência e contrariam as orientações da Organização Mundial da Saúde e de todos os países que estão tentando contornar a crise, para não falar do próprio ministro da Saúde do seu governo, que em recente entrevista coletiva anunciou para meados de abril o colapso do sistema de saúde nacional e recomendou o isolamento.”

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário