Stiquifar avalia que Mosaic tratou com descaso a proposta de renovação de Acordo de turno


A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêutica de Uberaba) realizou, no dia 11 de março, a primeira reunião para negociar o acordo coletivo específico de turno da Mosaic Fertilizantes P&K, na sede do sindicato.

De acordo com a diretoria a reunião foi de descaso com os trabalhadores porque apresentaram a proposta de renovar o Acordo de Turno, da forma como está, por mais um ano. “Queremos ressaltar a todo os trabalhadores que não vamos ceder na nossa pauta porque no que tange o revezamento, transporte por vans e adicional para todos os turnos”, afirmam

Além da presidente do Stiquifar e demais membros da diretoria, o encontro contou com a presença do representante da Mosaic João Paulo Fulgênio, Robson Santos, Alerth Medeiros, Tarcício Santos e Tatiana Rodrigues para darem início ao processo de negociação quanto a renovação do Acordo de Turno.

Pauta de reivindicação
O Stiquifar defendeu a pauta de reivindicação da categoria que é composta: por turno de revezamento 4x4 com 10h trabalhadas e 2h de descanso; folga de 4 dias; transporte com uso de vans para diminuir o tempo de trajeto; e gratificação de 25%. Já para o turno FGH defenderam que a jornada de trabalho fosse de 8 horas, com folgas aos sábados e domingo.

Mesmo depois de muita articulação do sindicato sobre a tabela de turno, o representante da Mosaic alegou que está disposto a discutir a mudança o transporte dos trabalhadores de ônibus por vans. Porém, ficou de avaliar as condições de segurança no revezamento, alegando que ainda será necessário manter o horário fixo atual por mais uma no devido a insegurança jurídica desse tipo de turno.

Entretanto, o sindicato ressalta que já existe processos julgados no TST (Tribunal Superior do Trabalho) quanto o assunto e a insegurança jurídica é para ambos os lados da mesa da negociação.

Então, o Stiquifar deixou registrado, mais uma vez, que existe uma significativa preferência do trabalhadores de turno da unidade de Uberaba pelo modelo 4 x 4 com revezamento semanal, conforme já foi aprovada em assembleia e abaixo-assinado passado pelos diretores sindicais.  “Vamos continuar defendendo os interesses da categoria, pois é de suma importância na renovação do Acordo de Turno. Por isso, recusaram na mesa de negociação tal proposta”, finalizaram.


Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário