Vale amplia demissões de funcionários em Itabira


Sindicato diz que nesta terça foram feitos mais 15 desligamentos

Fonte: O Tempo

Desde janeiro de 2015, a Vale demitiu cerca de 200 funcionários diretos, segundo o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, Paulo Soares. Nesta terça, de acordo com o sindicalista, foram mais 15 baixas. “Estamos negociando uma reunião com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para que haja uma intervenção e a Vale apresente as justificativas para essas demissões”, afirma Soares. Nesta quinta, os trabalhadores preparam um protesto em Itabira, contra as demissões.

O presidente do sindicato afirma ainda que, como a cidade de Itabira, na região Central de Minas, é muito dependente da mineração, os cortes da Vale já geraram várias outras demissões. “Ao todo, cerca de 2.300 funcionários foram mandados embora neste ano”, destaca.

Os cortes acontecem 12 dias após a mineradora Vale divulgar prejuízo de R$ 9,5 bilhões no primeiro trimestre e anunciar que minas menos produtivas podem ser paralisadas.

A empresa, por meio de nota, explica a Vale está concluindo a implantação dos projetos Conceição Itabiritos II e Cauê Itabiritos – orçados em US$ 2,6 bilhões – cujas obras estão dentro do cronograma estabelecido.
“A redução do ritmo das obras, já em fase final, está ocasionando a desmobilização de equipes das empreiteiras contratadas, processo natural, previsto desde a contratação dessas empresas, que está resultando em desligamentos de terceirizados na região”, justifica.

A Vale explica ainda que mantém uma taxa de rotatividade bem abaixo da média da indústria brasileira de mineração e siderurgia, que é de 15%. E afirma que, para se adaptar ao atual cenário da mineração, tem focado suas atenções na alocação de recursos, na otimização e simplificação de processos, para elevar a produtividade.

Negativa
Risco. A agência de classificação de risco Moody’s mudou nesta terça a perspectiva do rating da Vale de estável para negativa. Rating é a capacidade de saldar compromissos financeiros.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário