Palestra promovida pelo ISBE/FGV em parceria com STIQUIFAR recebe grande público

( Diretor Washington Costa, Presidente Graça Carriconde, Elaine Menezes e Virgílio Rocha parabenizam o Professor Luciano Salamacha após a palestra)

Muito se ouve falar sobre os profissionais do futuro. Como seria o perfil ideal de funcionário que as empresas procuram? O que deveríamos fazer para nos mantermos empregáveis? Quais as qualidades mais apreciadas em um profissional? Como enfrentar o cenário atual do Brasil? Uma série de outras questões tentam moldar um perfil procurado nos dias de hoje e que será "o cara" amanhã. Estas foram algumas colocações do conferencista, escritor e professor da Fundação Getúlio Vargas, Luciano Salamacha. Ele esteve no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba na noite de quarta-feira, dia 27. A apresentação que contou com a presença de grande público, foi uma promoção do ISBE (Instituto Sulbrasileiro de Ensino), Fundação Getúlio Vargas e teve o incentivo do STIQUIFAR, parceiro do evento.
(Parceiros do ISBE e Fundação Getúlio Vargas)


Salamacha falou da consolidação de uma carreira profissional, associando erros mais frequentes cometidos na busca do sucesso profissional. Segundo ele, mesmo os mais dedicados precisam estar atentos às mudanças, pois hoje não basta ter conhecimento, mas também habilidade e atitude para resolver problemas. O palestrante usou várias metáforas para dar exemplos de comportamentos e atitudes que ajudam a atingir os objetivos.
Entre os participantes, a explanação teve boa repercussão. Toda a palestra foi realizada no escuro, aguçando ainda mais os sentidos e a curiosidade da plateia, que acompanhou e interagiu o tempo todo com o professor.
Confira um breve resumo do que foi a palestra do Professor Luciano Salamacha:

São cinco as características que, se bem trabalhadas, nos ajudarão a sermos os profissionais de amanhã.

Força de vontade
Já pararam para pensar por que o João Bobo é um brinquedo que sempre sorri? Vive apanhando e continua ali, firme e forte, sorrindo e brincando? Pois ele sabe que se não sorrir, está fora. Que criança brincaria com um brinquedo com cara emburrada e que não trouxesse alegria? Pois assim também é nas empresas. Ou se adapta ou está fora.
E força de vontade vem nos falar muito de flexibilidade. Não faz sentido estar em um lugar que você não quer estar. Muitas pessoas estão nas empresas por simplesmente necessitarem trabalhar e ter seu próprio sustento. Mas hoje isto já não é o bastante. Todos nós sabemos que em muitas empresas ainda temos que enfrentar situações adversas, situações que não condizem com nossa filosofia de vida, ouvir certas coisas que não são tão agradáveis assim. E muitas vezes temos como primeira reação começarmos a reclama da empresa e dizer que tudo está uma porcaria. Mas quem disse que a vida seria fácil? Quem disse que nunca teríamos que passar por adversidades? Quando éramos crianças ainda podíamos fazer bico e chorar que nossos pais, em alguns momentos, nos atenderiam. Mas agora crescemos e a vida não é bem assim.
Força de vontade é você saber que, apesar de tudo, existe um motivo por você estar ali. Você sabe que por mais que passe dificuldade no seu emprego, na sua vida, você tem deve continuar firme e forte, pois este é o caminho que está trilhando até seu destino final, a felicidade.
Mesmo que o João Bobo receba muita porrada, ele sempre está de pé com o mesmo sorriso. Nunca se deixa abalar. E quanto mais forte apanha, mais rápida é a reação ao ficar de pé novamente. E você? Também faz o mesmo? Se não, acredito que hoje seja uma boa oportunidade de começar.
A vida não consiste em quão duro conseguimos bater, mas na capacidade que temos de suportar! Quer ser grande? Seja flexível.
Resiliência
Já apertaram um João Bobo para ver o que acontece? Ele deforma e depois volta ao formato original. Não importa
quantas vezes tentem deformá-lo, ele sempre volta a ser o que era antes. O João Bobo não se permite alterar pelo ambiente, ele é resiliente.
E você? Já se deixou alterar pelo ambiente alguma vez? Espero que não. Mas se a resposta foi sim, não se preocupe. Sempre é tempo de aprender e mudar. Lembre-se sempre de nunca se esquecer de se lembrar que apesar de não podermos nos deixar alterar, podemos escolher nos adaptar e mudar, mas somente quando fizer sentido para nós. Isto é ser resiliente. Reconhecer a necessidade e depois se adaptar.
Para tudo o que acontece em nossa vida temos três opções: reagir de forma positiva, negativa ou indiferente. O que define nossa reação é o quanto a situação afeta nossa história, tudo o que já vivemos. No final das contas, tudo o que acontece conosco é problema nosso e não dos outros. Por mais difícil que seja, ainda sim, sempre temos uma chance de agir diferente, mas muitas vezes escolhemos um caminho mais fácil (muitas vezes a dor é mais cômoda que a mudança). A vida até pode ser ingrata, mas tenho certeza que reclamar não vai mudar muita coisa. Lembre-se: todo problema tem o tamanho que você quer, nem mais, nem menos. Somente o que você quer.
Querem uma ajuda para ser cada vez mais resiliente e praticar isto no dia a dia? Aí vai:
Cheira a florzinha, sopra a velinha... e relaxa (respire fundo).
A mudança ocorre a partir do momento que você toma a decisão de fazer diferente. Faça esta experiência. Talvez a resiliência seja uma das características mais difíceis de desenvolver e manter, mas certamente trará para você benefícios sem igual seja onde estiver.
Conhecimento
Estar sempre preparado para o que vai acontecer. Este é o segredo. Não é a toa que o João Bobo foi criado para ter força de vontade e ser resiliente. Imagine se não tivessem pensado nas possibilidades do que poderia acontecer com ele? Se recebesse um soco muito forte e não levantasse, se fosse apertado e estourasse, se apanhasse e perdesse o sorriso. Ah, certamente estaria dentro de um baú velho, em um sótão esquecido ou teria sido jogado no lixo.
E nas empresas não é diferente. Quem detém o conhecimento detém a informação, o poder. Não digo o poder no sentido de mandar ou obedecer, mas sim de estar um passo a frente. Estar preparado não somente para o óbvio (pois isto todos já estão), mas também estar preparado para o improvável e para o não tão óbvio assim.
Talvez alguns se perguntem "Como se preparar para algo que não conhecemos?". Simples, buscando conhecimento. Quanto mais nos permitimos aprender, mais ferramentas temos, mais insights temos para resolver os mais complexos problemas e de forma mais simples, maior a nossa facilidade de aprendizado em vista de analogias que podemos fazer e mais nos permitirmos entender tudo o que está à nossa volta, sendo cada vez mais sábios. Pois sabedoria nada mais é do que o conhecimento aplicado. Quando temos conhecimento, começamos a entender o motivo de termos de ter força de vontade e sermos resilientes, começamos a ter mais maturidade para trabalhar estas duas características.
E não pense que conhecimento é tudo aquilo que vemos nos livros. Está muito além. Conhecimento é tudo aquilo que você estudou, viveu e testemunhou. Conhecimento é aquilo que você faz com aquilo que te acontece.
Disciplina
Essa é uma das lições mais bonitas que já tive até hoje. E sim, um João Bobo talvez tenha sido o precursor disto. Para que possam brincar com o João Bobo, se ele está vazio, é preciso primeiramente inspirar, para depois soprar e enchê-lo de ar, para assim poder fazer o seu papel como brinquedo. E Para que seus liderados tenham resultado, você precisa primeiramente inspirar, pois desta forma eles serão cheios daquilo que você deseja passar.
Com as mudanças que vemos hoje, cada dia mais necessitamos ser disciplinados. Hoje em dia não é mais possível depender de ordens para fazer as coisas. Temos que ter a tão famosa disciplina consciente. Eu sei o que devo fazer, então vou e faço. E não só faço da melhor forma possível, mas procuro melhorar ainda mais o resultado, conforme minhas possibilidades.
Auto-respeito é o fruto da disciplina. O senso de dignidade cresce com a capacidade de dizer para si: Não! E respeitando-se, você conhecerá seus limites, descobrirá suas forças e transformará suas fraquezas em resultados maravilhosos!
Planejamento
Alguém já parou para se perguntar o motivo de o João Bobo ter a parte de baixo da forma que é? Quem planejamento perfeito. A base, a sustentação deste brinquedo é invejável. Permite que ele fique de pé sob todas as circunstâncias.
E quem consegue, hoje em dia, sobreviver em uma empresa e crescer se não tiver uma boa base? Quem consegue manter uma boa posição e evitar ser engolido pelo mercado sem que esta base esteja firme?
Esta é a última característica que temos que aprender a desenvolver e utilizar durante nossa jornada, seja na vida, seja no trabalho. Muitas pessoas podem até chegar onde querem sem planejamento, mas tenho certeza que com ele, teriam muito menos esforço, muito menos trabalho e muito mais resultado. Tudo depende de onde você quer chegar. Mas, por favor, seja ambicioso. Sonhe grande. Seja grande. A vida está esperando você pedir e que trabalhe para que ela lhe dê o retorno.
O planejamento vem para firmar todos os outros fundamentos que vimos aqui. Ele é o alicerce que vai te propiciar a melhor forma possível de crescer e ir além. Tenha em mente sempre aonde quer chegar.
Planejar é decidir de antemão qual é, e como será a sua vitória. (Rhandy di Stefano)
Chegou até aqui com a leitura? Parabéns! Acredito que se está lendo isto é porque algo começou a mudar dentro de você.
Quando você tem FORÇA DE VONTADE, você começa a ter cada vez mais forças para se tornar mais e maisRESILIENTE e com isto pode, a cada dia, buscar mais CONHECIMENTO. E com essa busca, cada dia mais você aprende que precisa ter mais e mais DISCIPLINA, e dela nasce um belo PLANEJAMENTO para sua vida, seja pessoal ou profissional.
No final das contas, tudo o que fazemos, é em busca de nossa felicidade. Então, acredite em você. Assuma seu jeitão único e agrade a você mesmo. Acredite que você pode muito. Acredite que você pode ser o melhor. Tenha muita fé em você. Só não esqueça que fé demais, fede mais. Conheça cada vez mais o limite entre acreditar em si e a prepotência e policie-se a cada dia.
Apesar de muitos dizerem que dinheiro traz felicidade e que o importante é pagar as contas no final do mês, o que realmente paga a conta é o amor pelo que faz e pelo que tem, saber o que quer. É querer ser feliz. As contas que mais importam não são as que chegam em nossas casas no final do mês, mas aquelas que deveremos durante toda a nossa vida (ou pós vida... rs) por não termos aproveitado a única oportunidade de sermos felizes.
Com informações de Sergio Luciano do Portal dos Administradores

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário