Quem muito cobra deveria ser um bom pagador; A verdadeira história por trás do discurso da Vale


Como quem realmente preza pelas boas práticas, pela preocupação com o meio ambiente e com a segurança de seus empregados a Vale Fertilizantes faz ecoar um discurso totalmente fora da razão quando suas práticas são confrontadas com a realidade.
A Vale trata sua bíblia de procedimentos como se fosse um livro sagrado, puro e carregado de verdades que ela mesma distorce e descumpre a seu bel prazer, levando muito mais em conta as circunstâncias que realmente o dever de fazer sua parte.
Sem nenhuma cerimônia a empresa, através de seus servos cuidadosamente doutrinados, faz de conta que tudo faz para estabelecer um ambiente seguro e sem nenhum pudor ou bom senso infringe aos trabalhadores toda sua sanha punitiva mesmo que por um simples desvio, desvios esses que não são tolerados quando partem dos trabalhadores, claro!
Exemplos e mais exemplos de ações punitivas tem acontecido com uma frequência assustadora porém,  no mesmo nível de incompetência com que a empresa gere, ou melhor, deixa de gerir as ações de investimento e prática em segurança.
O STIQUIFAR tem insistido a muito tempo, e isso podemos comprovar apresentando inúmeras correspondências enviadas à Vale, para que a empresa tome providências urgentes para corrigir graves problemas que tem colocado os trabalhadores em risco sem que as soluções devidas sejam tomadas.
Já “quase” nos cansamos de denunciar as péssimas condições de iluminação do CIU que, á noite, tem ares de um campo assombrado tamanha é a escuridão.
Como a empresa insiste em não dar ouvidos ao que lhe é dito pelo Sindicato, as consequências não demorariam a surgir, e eis que na semana passada um trabalhador se acidentou gravemente justamente pela falta de iluminação em seu ambiente de trabalho.
Esperamos agora a empresa “tentar” culpar e punir esse trabalhador pelo acidente porque aí o caldo irá entornar definitivamente, porque além de tudo temos provas materiais do descaso e da irresponsabilidade em fazer sua parte.
Esperamos agora que os “servos” doutrinados da empresa apareçam para bater no peito contando vitória por perseguir e punir um colega de trabalho. Veremos!
Depois dessa ocorrência, e para provar que a Vale só age depois que ocorre um fato claramente evitável, não é que resolveram iluminar o local (Amônia) e já no sábado a área mais parecia um calçadão em época de natal?
Cinismo puro! Irresponsabilidade e falta de comprometimento puros! Só assim para as coisas acontecerem, é preciso um trabalhador se ferir com gravidade para que os “servizinhos” tirarem seus traseiros de suas cadeiras e fazerem alguma coisa?
As tais “regras de ouro”, caso não saibam, são cobranças únicas e exclusivas que são jogadas nas costas dos trabalhadores e a empresa de cima de seu pedestal ignora haver responsabilidade dela também para que as tais regras possam ser cumpridas à rigor.
O STIQUIFAR já advertiu diversas vezes os trabalhadores para que não façam nada, nada mesmo que os coloquem em confronto com os “procedimentos” mesmo que isso pare a fábrica ou gere prejuízo para a empresa, porque o que é importante para ela é o cumprimento fiel de sua cartilha.
Não se deve agir de forma alguma para salvar uma situação prejudicial à empresa se as ações para isso forem contra os “procedimentos”.
Deixem a coisa ir para o buraco, contanto que as “regras de ouro” sejam cumpridas, o problema não é dos trabalhadores. NÃO se exponham e nem coloquem-se vulneráveis à punições rigorosas que a empresa criou para punir quem realmente trabalha.
Infelizmente até nós caímos na armadilha na tentativa de salvar uma situação em que a empresa poderia se prejudicar, porém, a lição dura jamais será esquecida e servirá para fortalecer ainda mais nossa certeza de que a empresa tem suas preferências e objetivos diferentes de tudo o que vivemos até hoje.
Dias atrás haveria a visita de uma comitiva estrangeira para conhecer melhor as instalações do CIU com vistas a adquirir um pedaço do negócio, ou seja, para investir no setor de fertilizantes mais precisamente como sócios da Vale Fertilizantes.
A ordem de “passas um batom” nas instalações da unidade foi dada, e realmente, a maquiagem até que ficou bonitinha. Uma boa parte da sujeira foi jogada por debaixo do tapete e se escondeu muito lixo onde a vista dos árabes não alcançariam, mesmo estando habituados com os horizontes bastante distantes do deserto.
Um problema de bastante gravidade foi detectado em uma unidade do Fosfórico, onde a água encanada por muitas vezes não tem força bastante para subir o encanamento e abastecer a caixa d´água.
Justamente naquele dia a caixa d´água estava vazia e um de nossos diretores gelou diante da possibilidade de um visitante daqueles necessitar se utilizar do banheiro da unidade. O que esse visitante pensaria após utilizar o vaso sanitário e não ter água para dar descarga? E o que ele pensaria após esse nefasto episódio ao abrir a torneira do lavatório e não ter água para lavar as mãos?
É justamente nesses momentos quem a armadilha que a empresa preparou para “ferrar” os trabalhadores entra em ação.
Pensando estar ajudando, esse nosso diretor correu e abasteceu a caixa d´água através de uma mangueira, e justamente nesse momento um daqueles que deveriam estar o tempo todo na área fiscalizando, ajudando, orientando os trabalhadores mas na verdade ficam o dia todo no conforto de seus gabinetes preparando incontáveis e floreadas planilhas no Excell mostrando uma realidade virtual apareceu, como que por encanto, e enquadrou o trabalhador.
Consequência? Um dia de suspensão do trabalho por ter quebrado uma das “regras de ouro”.
Agora, as pessoas sabem realmente o que é a empresa, de verdade?
Apesar de todo o discurso, de toda a pompa com que trata dos assuntos ligados à segurança do trabalho, na verdade a empresa é uma vergonha, uma afronta às boas práticas, um ataque ao bom senso e à justiça.
Existem processos em curso na Justiça do Trabalho, existem denúncias sendo tratadas junto ao Ministério Público do Trabalho, existe pendências da empresa junto ao Ministério Público Federal, e tudo isso deve-se justamente ao descumprimento de deveres com segurança do trabalho e meio ambiente por parte da Vale Fertilizantes.
Como são processos públicos, existe um vasto material que pode ser encontrado nesses inúmeros processos por qualquer cidadão nos sites da Justiça.
Um exemplo muito recente de um laudo pericial que faz parte de uma reclamação individual junto à Justiça do Trabalho que levantou a situação de segurança dos trabalhadores no CIU comprova nossos argumentos e nossas denúncias e disponibilizamos esse material que pode ser acessado no link abaixo: http://stiquifar.com.br/boletins/Laudo%20Pericial.pdf
Quem muito cobra tem a obrigação de pagar em dia. Quem muito exige tem que dar primeiramente o exemplo.  


Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário