Casos de câncer ocupacional cresce entre trabalhadores


Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido. Muitas vezes desconhecidos pelos trabalhadores, o câncer tem também um fator ocupacional. O departamento de segurança e saúde do STIQUIFAR, que tem como responsável o diretor Washington Costa, esclarece suas dúvidas sobre esta doença. Confira:

Câncer induzido ocupacionalmente não é diferente em tipo e natureza daqueles decorrentes daqueles não ocupacionais. Os estudos epidemiológicos têm sido as fontes mais definitivas de informação  sobre o câncer ocupacional.

Outro aspecto importante que deve ser considerado são as repercussões para as gerações futuras em termos de malformações ao nascer e cânceres na infância entre     filhos de trabalhadores expostos a agentes cancerígenos.

A identificação de substâncias químicas potencialmente carcinogênicas é realizada pela toxicologia experimental, o que torna possível medidas regulatórias objetivando reduzir a exposição humana a elas.

Estima-se que existam cerca de seis milhões de substâncias químicas, das quais cerca de 50.000 são de uso industrial. Atualmente, considera-se que inúmeras substâncias químicas e certos agentes físicos têm potencial cancerígeno para o homem. Contudo, o estabelecimento do nexo entre câncer e ocupação é dificultado pelo longo período de tempo entre o inicio da exposição  e a detecção Clínica, que pode variar de 5 a 50 anos.

O diagnóstico precoce é a chave para o tratamento de qualquer tipo de câncer, inclusive o ocupacional. Cuide-se!

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário