Assembleia para trabalhadores da Usina Uberaba discute negociação coletiva 2015/2016; Crise afeta negociação salarial com as usinas de álcool da região


Acontece amanhã, 15, à partir das 07h:00 nas instalações da Usina Uberaba assembléia geral de trabalhadores. Será levada para discussão a negociação coletiva 2015-2016, que mais uma vez será dura perante o cenário econômico enfrentado atualmente por este segmento.


A direção do STIQUIFAR  levará em votação proposta com 4 % de reajuste dos salários à partir do mês de abril, 10 minutos a mais de horas in-itinere por evento para trabalhadores residentes em Uberaba, reajuste de 100% no valor do ticket alimentação. Diante do cenário apresentado e da atual conjuntura econômica, o STIQUIFAR considera que esta é  uma das melhores propostas obtidas no segmento do álcool da região.
Para se ter idéia dos números da crise no setor sucro-alcooleiro:
- As unidades da Usina Coruripe fecharam o Acordo Coletivo com 0% de reajuste.
- Trabalhadores das usinas do interior de São Paulo obtiveram reajustes menores e de forma parcelada.


A votação destes pontos se dará por votação secreta para que todos os trabalhadores possam participar e decidir  quanto a proposta acima mencionada.


Importante informamos aos trabalhadores que o segmento do álcool no país passa por uma período de crise e retração. Segundo levantamento do BrasilAgro, somente no ano de 2014 mais de 80 usinas de álcool fecharam suas portas, outras 70 passam por processos de recuperação judicial. Esta crise já provocou a extinção de mais de 300 mil postos de trabalho no campo.
O principal motivo da crise se deve à absurda queda do preço do açúcar no mercado internacional o que levou as usinas a diminuírem sua produção e priorizarem a fabricação de álcool com o consequente aumento do estoque o que gera redução do preço do produto.
No sistema capitalista o mercado vive de constantes alterações nos níveis de oferta e procura de bens e serviços e atualmente o mundo passa por uma crise sem precedentes na história, talvez somente comparável à crise de 1.930 e as consequências são sentidas por todos, mas, principalmente pelos trabalhadores.


No último mês de março o  governo federal decidiu aumentar de 25 para 27 o percentual de etanol na gasolina, o aumento da mistura deve elevar a demanda por álcool em torno de 1 bilhão de litros,  o que ajudou a amenizar a crise.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário