VLI anuncia investimento de R$107 milhões para transportar fertilizantes no DI-3



Com investimento de R$ 107 milhões, a VLi está anunciando a implementação de uma nova estrutura de carregamento que permitirá que os insumos fertilizantes importados via Tiplam (porto na Baixada Santista) sejam movimentados integralmente por um modal ferroviário até o Terminal de Transbordo do TFER, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Inicialmente, a capacidade instalada neste sistema comportará a movimentação de 825 mil toneladas ao ano. Para quem não sabe, a VLi é a empresa de logística que opera terminais, ferrovias e portos e já está instalada em Uberaba.


COMO VAI FUNCIONAR 

Segundo informações da VLi, a partir de agora os insumos fertilizantes serão carregados no Tiplam por intermédio de uma nova tulha de carregamento. Dali percorrerão aproximadamente mil quilômetros por meio da malha da Ferrovia Centro-Atlântica (Corredor Centro-Sudeste), otimizando a operação logística e proporcionando ganhos em eficiência e ambientais, considerando a redução das emissões provenientes do consumo de combustíveis derivados de petróleo. Ou seja: adeus transporte rodoviário. Tudo passa a ser transportado por ferrovias, tornando tudo mais barato e “limpo”.


FALTA POUCO

O projeto da VLi, idealizado em parceria com o TFER, prevê a implementação de um novo terminal no Distrito Industrial 3, com previsão de início de operações dentro de 60 a 90 dias, no máximo. Até lá, as operações serão realizadas com destino ao Terminal VLI localizado no município de Araguari. De acordo com o  gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLi, Alexandre Biller, o terminal TFER em Uberaba terá como principal objetivo realizar o recebimento, armazenagem e movimentação dos produtos para as indústrias de  fertilizantes instaladas no DI-3 e região. 


Fonte: Coluna da Jorn. Lídia Ciabotti - Jornal da Manhã 

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário