Mosaic Fertilizantes apresenta projeto de atualização de vida útil de barragem de rejeitos de Tapira

 


Segundo matéria publicada no JORNAL DE ARAXÁ, nesta quinta-feira (5), aconteceu uma audiência pública para a Mosaic Fertilizantes esclarecer as dúvidas da comunidade em relação ao projeto de alteamento da Barragem de Rejeitos da mina de Tapira.


O debate aconteceu, na última terça-feira (3), com a presença de produtoras globais de fosfatados e potássio, onde trataram apresentaram o projeto de licenciamento para atualização da vida útil da barragem. A reunião está disponível no site: http//mosaico.com.br.


Durante a reunião, que atende às normas de licenciamento ambiental do Estado de Minas Gerais, a Mosaic explicou que irá elevar a estrutura em dez metros – da cota de 1.200 metros para  1.210 metros – utilizando a área do próprio complexo de mineração, prologando a vida útil da estrutura e elevando ainda mais os fatores de segurança, que já estão acima do previsto na legislação vigente, contando com investimento da ordem de R$ 112 milhões.


Em nota, a empresa explicou que “Temos uma relação de compromisso e transparência com as comunidades às quais pertencemos e queremos que todos tenham clareza sobre o projeto. Todas as etapas do desenvolvimento do empreendimento seguem rigorosos protocolos de segurança, desde os estudos até a sua conclusão”, afirmou Elias Lima, vice-presidente de operações ao lado de Clayton Rezende, engenheiro de Geotecnia, e Daniela Paz, gerente de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança)


A Mosaic Fertilizantes atua em Tapira desde 2018, quando assumi a operação do Complexo de Mineração no município, um empreendimento com mais de 40 anos. A empresa atua na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industrializados.


SEGURANÇA BARRAGEM

Ainda segunda a matéria divulgada, a Mosaic garante que adota todas as medidas que visam ir além do preconizado em norma, utilizando as tecnologias mais avançadas para o monitoramento de barragens e possui um corpo técnico qualificado e dedicado exclusivamente à segurança das estruturas, intensificando suas ações preventivas e revisando seus procedimento visando ir além do requerido na legislação.


Ainda acrescentaram que estão “priorizando a segurança de seus funcionários e da comunidade, pois cada uma das estruturas da Mosaic Fertilizantes possui um plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e qualquer desvio identificado é imediatamente avaliado para que as medidas apropriadas sejam tomadas.


Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário