Vale conduz perdas do Ibovespa após desastre da Samarco em Minas

A Bovespa abriu esta sexta-feira, 6, em baixa, conduzida pelas perdas da Vale e acompanhando a fraqueza dos mercados acionários internacionais. A mineradora tomba em reação às notícias relacionadas ao desastre com as barragens da Samarco, na qual é sócia, em Minas Gerais, e figura entre as maiores perdas do Ibovespa.Às 11h30, o Ibovespa caía 0,71%, aos 47.705 pontos. Vale ON e PNA tinham fortes perdes e impactavam a Bolsa. As ações ordinárias recuavam 3,95% e as preferenciais, 3,39%.
Em relatório enviado a clientes antes da abertura, o Itaú BBA destacou que o rompimento de barragens da Samarco, que deixou muitos mortos, pode reduzir a produção de pelotas – produto intermediário entre o minério de ferro e o aço – no curto prazo, obrigando a Samarco a comprar o produto de terceiros, a um custo mais alto com o intuito de manter seus níveis de produção.
O BTG Pactual mencionou que a Samarco gerou no ano passado US$ 400 milhões de dividendos para a Vale e a projeção era de US$ 300 milhões para este ano. A Samarco é uma joint venture entre a Vale e a BHP Billiton (50% de participação cada). A mineradora fica entre Mariana e Ouro Preto, a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte.
Já as ações da Petrobrás deixam em segundo plano a alta do petróleo no exterior. Os investidores monitoram com atenção os desdobramentos da greve dos petroleiros, que nesta quinta-feira completou uma semana. Petrobrás ON caía 0,10% e PN, 0,99%, no horário mencionado acima.

Estadão

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário