Uberaba sedia o 5º Encontro Nacional dos Trabalhadores do Setor de Fertilizantes e Defensivos Agrícolas


Começa hoje o 5º Encontro Nacional dos Trabalhadores do Setor de Fertilizantes e Defensivos Agrícolas. O evento tem início às 14h com a recepção, credenciamento e entrega do material de apoio aos participantes no auditório do Hotel Golden Park.

A promoção é da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ), SNQ e também AFL-CIO (Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (STIQUIFAR). A escolha da cidade, conforme a presidente do Sindicato, Graça Carriconde, deve-se ao fato de aqui existir um dos maiores polos de indústrias de fertilizantes do país que, inclusive, tem obtido algumas das maiores conquistas salariais para os trabalhadores do setor.

Lideranças de trabalhadores de todo o País e internacionais já confirmaram presença no evento. Graça Carriconde também destaca a grande estrutura existente no STIQUIFAR, que possibilita receber um evento desse porte.

Programação

A abertura oficial do evento está prevista para as 14h, pelo presidente do CNTQ, Antonio Silvan Oliveira, quando também serão feitos comentários sobre as últimas edições do Encontro Nacional dos Trabalhadores do Setor de Fertilizantes e Defensivos Agrícolas.
O Painel 1 acontecerá das 15h, com o tema “Conjuntura Econômica Nacional”. A palestrante será Jana Silverman – Diretora dos Programas no Brasil Solidarity Center, AFL-CIO.

O Painel 2 acontecerá das 16h30 às e abordará “ Convenções e Acordos Coletivos do Setor de Fertilizantes: Aspectos Regionais” Será palestrante Daniel Ferrer de Almeida - Técnico DIEESE – Departamento Intersindical de Estáticas e Estudos Socioeconômicos

Na quarta-feira (24) das 9h será realizado o painel “Panorama da Indústria de Adubos/Fertilizantes: Investimentos e Projeções” apresentado por David Roquetti Filho, Diretor Executivo da ANDA Associação Nacional para Difusão de Adubos.

Logo após, está previsto o painel 4 no período das 10h30min, onde o sindicalista Herbet Passos, Presidente – Sindicato dos Químicos e Fertilizantes de Santos/SP , apresentará  “Impactos ambientais: Produção, Aplicação dos Fertilizantes, Defensivos Agrícolas e Ação Sindical.

Será realizado um trabalho em grupo de vários eixos temáticos, quando será elaborado um documento-base, feito por coordenadores, assessores e demais participantes do encontro. Este documento será apresentado aos participantes, contendo os Princípios Básicos de Ação Sindical - “Setor de Fertilizantes e Defensivos Agrícolas”.

Durante o jantar de encerramento do 5º Encontro Nacional. Trabalhadores do Setor de Fertilizantes e Defensivos Agrícolas os participantes receberão certificado de participação.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário