Número de demitidos pela Vale no Pará chega a 500, diz sindicato


Entidade informou que outros 120 trabalhadores saíram voluntariamente
O Sindicato Metabase de Carajás afirmou nesta quinta-feira que o número de demitidos pela Vale na região este ano foi de cerca de 500 trabalhadores. Na véspera, o sindicato havia informado que 680 tinham sido dispensados. Segundo o sindicato, além dos 500 demitidos, aproximadamente 120 pediram desligamento voluntário, se aposentaram, tiveram o contrato encerrado por prazo determinado ou faleceram. O sindicato acrescentou ainda que, este ano, a Vale contratou mais de 600 pessoas na região.

A queda no preço do minério de ferro está levando a Vale a substituir a produção de cerca de 22 milhões de toneladas de minério de ferro com menor qualidade e maior custo. A empresa está paralisando minas menos competitivas e elevando produção naquelas mais produtivas. Anteontem, a empresa informou que colocará em férias coletivas 170 funcionários nos municípios de Brumadinho e Sarzedo (MG), onde será interrompido o funcionamento de usinas de tratamento a seco.


A indústria siderúrgica também está enfrentando grave crise. Esta semana, a Gerdau anunciou que cem funcionários terão contratos suspensos temporariamente (lay-offs).

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário