STIQUIFAR não obtém resposta da Vale sobre pagamento de 50% do décimo terceiro; Sindicato encaminha vários questionamentos para direção da empresa


A direção do STIQUIFAR solicitou, dias atrás, junto a Vale Fertilizantes pagamento de 50% do décimo terceiro para seus empregados, importante informar a todos os trabalhadores que não recebemos nenhuma resposta quanto a liberação de tal pagamento.

Outro ponto de questionamento por parte do Sindicato é em relação a alimentação fornecida aos trabalhadores. O cardápio do lanche para o turno da noite apresentado ao STIQUIFAR na prática não está sendo cumprido além do que não se esta respeitando as prescrições médicas quanto a Dieta para alguns empregados.

Outra questão são as reclamações dos trabalhadores obrigados a tomar banhos frios por falta de manutenção nos chuveiros na Unidade 230 em decorrência da fiação não ter suportado a troca do chuveiro com maior potência. Os trabalhadores solicitaram por diversas vezes tal conserto e até o momento não foram atendidos. Enfim comida e banho são necessidades básicas ou não no conceito da Vale?

Outro assunto é quanto ao pagamento antecipado da PLR caso o 13° não seja concedido, até por que  o RT já sinalizou que a Vale não tem Caixa. Para o STIQUIFAR é lamentável que  isso possa ocorrer, pois durante mais de 15 anos esta concessão é continuada e apelamos para a  sensibilidade da Vale quanto a manutenção deste pagamento ainda no princípio de julho pois os trabalhadores encontram-se com salários defasados  e endividados devido ao elevado custo de vida.

Outra questão relevante é quanto a parada anual onde foram canceladas as manutenções do ROP 210 E 220 e do BENEFICIO 220, queremos entender como se deu este processo de cancelamento.

Existe outa situação que merece nossa atenção que é a falta de acesso adequado para travessia entre a Portaria principal e Pilha de Gesso, por onde passam os trabalhadores da MGM, Vale Fertilizantes além do pessoal de Projetos de engenharia.

Nas áreas das lagoas de Gesso, nas ruas das portarias, em geral, faltam placas de identificação, tanto de velocidade quanto de demarcação de ruas. O que coloca em risco os empregados da Vale e das empresas terceirizadas.

Quanto a Lagoa de Peixes e a vinda dos gestores do MEIO AMBIENTE foi relatado que o projeto está em andamento e reafirmamos aos mesmos  que ali existia uma nascente natural, sendo que segundo o engenheiro de meio ambiente, tal nascente naturalmente encontra outro percurso. O Sindicato entende perfeitamente este processo, mas temos a considerar que a lagoa de peixe poderia não ser desativada, pois a Vale poderia ter feito um investimento maior com instalação de uma torre de resfriamento.

Diante de tantas demandas a direção do STIQUIFAR aguarda o retorno IMEDIATO quanto a liberação do pagamento de 50% do décimo terceiro, propomos inclusive reunião com a Vale para o princípio do mês julho.  

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário