Alimentos arrecadados em palestra são entregues ao Sanatório Espírita


Fonte: Danilo Cruvinel/ Jornal de Uberaba

Cerca de 415 kg de alimentos foram entregues, na noite de sexta-feira (29), ao Sanatório Espírita de Uberaba. Os mantimentos foram arrecadados na palestra “Uma maneira diferente de pensar e agir”, ministrada pelo professor Luciano Salamacha, realizada na última quarta-feira (27), em Uberaba. O coordenador acadêmico do Isbe/FGV de Uberaba e responsável pela iniciativa, professor Christiano Guedes, enalteceu a ação. “A palestra foi realizada na quarta-feira (27) à noite e, desde então, temos recebido e-mails dos participantes sinalizando que gostaram muito da iniciativa, que foi uma experiência bem diferente. Conseguimos reunir pouco mais 200 pessoas, o que nos gerou, aproximadamente, 415 kg de alimentos. Vamos fazer a doação desses mantimentos para o Sanatório Espírita de Uberaba. Esperamos que, nos próximos eventos, que sempre buscamos que tenha esse cunho social, as pessoas continuem participando e sempre buscamos fazer essa ação social com alguma instituição daqui da cidade”, comentou.
Guedes explicou os motivos da escolha do Sanatório Espírita. “Na verdade, o Sanatório foi uma indicação. Obviamente, demos uma pesquisada, conversamos com alguns gestores de lá e, realmente, vimos a grande necessidade que eles têm, também, desse tipo de apoio, além de outros. A Fundação Getúlio Vargas de Uberaba está fazendo um pouquinho, mas se cada pessoa ou empresa pudesse fazer também um pouquinho, poderíamos ajudar bastante aquelas pessoas que são muito mais necessitadas”, argumentou.
O sócio-diretor do Isbe/FGV Triângulo Mineiro, professor Cláudio Guedes, reiterou a importância de ações que aliam a educação com o social. “Estou muito agradecido por poder entregar esses alimentos arrecadados na palestra. Nós, da FGV, sempre fazemos iniciativas como essa, educativas e sociais, e nossa intenção é, quem sabe, podermos fazer eventos assim três ou quatro vezes por ano. Até alguns anos atrás, os mantimentos que arrecadávamos eram doados à instituição que era mantida por Chico Xavier e, agora, temos a oportunidade de ajudar o Sanatório Espírita”, analisou.
O subgerente do Sanatório Espírita de Uberaba, Reginaldo França, afirma que a doação chega para aliviar um pouco as despesas na instituição. “O Sanatório Espírita de Uberaba é uma instituição de grande porte. Atendemos uma média de 160 pacientes/dia em regime de internação e temos um consumo excessivo de todos esses materiais de custeio, inclusive de alimentação, que foi o objetivo da campanha da FGV. Para se ter uma ideia, temos cinco refeições diárias. Com o paciente, quando está internado, temos despesas de hotelaria, equipe multiprofissional e de custeio do hospital. Esse tipo de doação vem colaborar muito para a instituição, no sentido de que o que a gente deixa de adquirir com recurso próprio, do caixa da instituição, conseguimos reverter para a melhoria da estrutura física do Sanatório Espírita, porque é um prédio muito antigo e necessita de reparos a todo instante. Isso faz com que estabeleçamos uma organização dentro da instituição, que facilite com relação ao fluxo de caixa, a alocar esses recursos que deveriam ser destinados à alimentação, manutenção de prédio, pagamento de profissionais e despesas gerais da instituição”, acrescentou.
França avalia que os mantimentos devem suprir a alimentação na instituição por mais de uma semana. “Temos um consumo diário de, aproximadamente, 50 kg de arroz. Com esses mantimentos, dá para fazermos uma distribuição durante uns dez ou doze dias. Isso vai depender do fluxo que tivermos de pacientes dentro do hospital. Hoje, são 147 pacientes, mas, amanhã, esse número pode chegar a 160 ou 170, por exemplo. Depende, pois é muito sazonal a internação”, completou.
Filantropia

Doações. O subgerente ainda completou: “atualmente, contamos com 94 funcionários na instituição e as pessoas que quiserem contribuir com o Sanatório Espírita de Uberaba, que fica localizado na rua José Clemente Pereira, 250, no bairro Estados Unidos, podem entrar em contato conosco pelo telefone: (34) 3312-1869. As pessoas que tiverem a intenção de doar alimentos podem falar com a nossa nutricionista Laiene Alves”, concluiu. Marcou presença, a diretora da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Taciana, representando o presidente Manoel Rodrigues Neto. O secretário-adjunto do Desenvolvimento Social, professor Carlos Alberto Godoy, também esteve presente.

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário