Perigo: Armazém de fertilizantes pega fogo e fumaça atinge bairros de cidade no sul


Fonte: G1

Incêndio começou por volta das 23h de terça-feira (24) na BR-280.
Moradores intoxicados foram encaminhados para hospitais da região.

Um armazém de fertilizantes pegou fogo no final da noite desta terça-feira (24) na BR-280, em São Francisco do Sul, município da região Norte de Santa Catarina, e moradores de pelo menos seis bairros precisaram deixar as casas (veja vídeo abaixo). Segundo os Bombeiros Voluntários, o incêndio começou por volta das 23h, e até as 7h desta quarta-feira (25), equipes do Corpo de Bombeiros Militares da região estavam no local tentando apagar as chamas.
Durante a manhã desta quarta-feira, os bombeiros informaram que a fumaça do incêndio era tóxica, porém o governo de Santa Catarina emitiu uma nota informando que a carga de fertilizante à base de Nitrato de Amônio, na região do Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte, não é tóxica.
O estabelecimento fica no Bairro Paulas, que precisou ser evacuado por causa da fumaça. Moradores intoxicados foram encaminhados para hospitais de São Francisco do Sul e Joinville. Outros foram levados para dois abrigos: um no Colégio Estadual Santa Catarina e o outro na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Até as 7h, os bombeiros não souberam informar o número de pessoas atingidas.

Os bombeiros voluntários informaram que não há previsão de quando o fogo será controlado porque havia cerca de 40 toneladas de fertilizantes no local. Ainda de acordo com os bombeiros, outros bairros próximos também já começam a ser evacuados porque a fumaça está passando baixa sobre as casas.
Moradores da região das praias, além dos bairros Iperoba, Reta, Rocio Pequeno e Sandra Regina foram afetados pela fumaça e estão tendo que deixar suas casas. Conforme os bombeiros, o produto contém amônia e cloreto de potássio, dentre outras substâncias tóxicas.

Barreira
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma barreira no trevo de acesso a Barra do Sul, no km 20 da BR-280, para orientar as pessoas a não continuarem a viagem. A polícia informou que o tráfego está bastante intenso no sentido São Francisco do Sul-Joinville, porque alguns moradores estão deixando a cidade.

Ventos
Segundo o meteologista Leandro Puchalski, pela localização do fogo, a fumaça deve ir para o mar, mas acaba passando pelas praias da cidade. O vento na região de São Francisco do Sul é na direção Oeste/Sudeste.

Veja o vídeohttp://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/09/armazem-de-fertilizantes-pega-fogo-e-fumaca-toxica-atinge-bairros.html

Share this post!

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário